sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Servidores da saúde e educação do DF fecham vias para protestar


  09/01/2015 11h43


Servidores pedem salários de dezembro, 13º, férias e horas extras.
GDF diz que saúde deve receber hoje e educação na próxima semana.

Do G1 DF


Com os salários de dezembro atrasados, servidores da saúde e educação fecharam o Eixo Monumental e a 102 Sul, em Brasília, para protestar nesta sexta-feira (9). Os depósitos deveriam ter caído nas contas dos trabalhadores nesta quinta (8).


Pouco antes das 11h, professores ocuparam o Eixo Monumental, na altura do Palácio do Buriti. Segundo a Polícia Militar, cerca de 450 profissionais participam do ato. Cem policiais a mais foram convocados para reforçar a segurança na via.
No mesmo horário, profissionais de saúde deixaram as imediações do Hospital de Base e ocuparam uma faixa da 102 Sul, conhecida como "Rua das Farmácias".



A PM informou que cerca de 400 pessoas estavam reunidas no local. Às 11h30, o grupo foi para a lateral da Igreja Dom Bosco, na W3 Sul.


Em assembleia realizada nesta manhã, servidores do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde (SindSaúde), decidiram entrar em greve. Segundo eles, apenas os serviços emergenciais vão continuar em funcionamento.


Pagamento
Nesta quinta, o chefe do Executivo afirmou que os salários de dezembro dos servidores da saúde serão depositados nesta sexta e devem estar disponíveis no sábado (10) nas contas dos trabalhadores. Segundo Rollemberg, os R$ 600 milhões usados para pagar a saúde virão da parcela do Fundo Constitucional do DF.


O pagamento dos servidores da educação terá de ser complementado com a arrecadação de impostos. No dia 14, o GDF espera reforçar o caixa com contribuições da indústria e com o recolhimento da substituição tributária.


Com esse dinheiro, segundo Rollemberg, seria possível pagar o salário de dezembro dos professores e servidores, mas não os benefícios que também estão pendentes.

Nenhum comentário: