quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cunha humilha o governo e vai convocar os 39 ministros


Se os ministros faltarem, poderão ser convocados, diz Cunha

Márcio Falcão e Ranier Bragon
Folha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prepara um convite global para que os 39 ministros da presidente Dilma Rousseff prestem esclarecimentos e debatam temas de suas pastas com deputados. A ideia é seja estabelecido um calendário para que um ministro, a cada semana, compareça à Câmara numa comissão geral, quando todos os trabalhos da Casa são interrompidos para a realização de um debate em plenário. Preferencialmente, esses encontros acontecerão às quintas-feiras.

Cunha acertou a interação com os ministros durante a reunião de líderes da Casa. Pelas regras da Câmara, quando um ministro é convidado, ele não é obrigado a comparecer. O peemedebista, porém, não descartou que sejam aprovadas convocações, em casos de recusa, o que torna a presença obrigatória.


“Vamos aprovar um convite global, fazer um calendário para o ano inteiro. Se eventualmente, alguém que for convidado, sem motivação de força maior se recusar a comparecer, pode ser que o plenário entenda depois convocar”, afirmou.

Questionado se a medida é uma reação à pressão dos parlamentares contra restabelecer sessões de votações nas quintas-feiras, ele negou.

“Não tem reação nenhuma. É simplesmente fazer o que o Parlamento tem que fazer: que é debater. É fazer com que os ministros possam num dia debater assuntos de suas pastas com o Parlamento”, afirmou.

AS VOTAÇÕES
O presidente da Câmara reconheceu que há um movimento para jogar votações para as noites de segundas-feiras.

Atualmente, as votações ocorrem apenas às terças e às quartas. Às quintas são discutidas matérias de consenso, como acordos internacionais, e geralmente é mantido o registro de presença do dia anterior para garantir o quórum.

No lugar de promessas de ampliação de benefícios, agora o presidente da Câmara fala em cortar o salário de quem não comparecer às sessões de quinta. Para as ausências, serão aceitas justificativas de viagem em missão oficial ou de licenças médicas.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Cunha continua humilhando o governo, colocando-o em seu devido lugar. Depois de fazer com que o PT ficasse fora da Mesa Diretora da Câmara e do comando das principais comissões, inclusive da CPI da Petrobras e da Comissão da Reforma Política, Cunha também vai colocar os ministros contra a parede. O PT e o governo estão desarvorados, não sabem o que fazer e não tem Lula ou marqueteiro que dê jeito nisso. (C.N.)

Nenhum comentário: