quarta-feira, 15 de julho de 2015

Eu pensei que árvores servissem para dar sombra aos pedestres. Árvores cortadas desse jeito não sei para que servem.Só se for para lenha!


13/07/2015 20h15 - Atualizado em 13/07/2015 20h25

Moradores do DF pedem à Novacap laudos sobre podas de árvores

Eles dizem que os cortes são excessivos e querem acesso a documento.
Laudo pode ser pedido por telefone, diz empresa; 15 equipes atuam na área.

Do G1 DF
Moradores questionam as podas de árvores no Distrito Federal. Eles pedem para que a Novacap apresente laudos técnicos antes dos cortes. A empresa recebe 10 mil pedidos de poda por ano. Ao todo, 15 equipes trabalham neste tipo de serviço.


A Novacap informou que disponibiliza o telefone 3403-2626 para receber solicitações de podas. O número também pode ser usado para pedir acesso aos laudos, diz a empresa.
Na 708/709  Sul, sete árvores foram cortadas de uma vez há cerca de uma semana. Só restaram os troncos e poucos galhos. A mesma situação é ocorreu com outras árvores na 405 sul. Moradora da quadra há 17 anos, a aposentada Neila Rosaura diz achar que os cortes feitos há 15 dias foram radicais.


“Aqui tinha uma árvore lindíssima, uma sombra maravilhosa e você encontra um esqueleto”, afirma. “A poda a gente sabe que tem que acontecer, só que em vez de fazer uma poda, eles fazem isso. Eles tiram tudo, deixam um poste e lá em cima meia dúzia de folhinhas.”


“Nós queremos que antes de qualquer poda, a Novacap se comprometa com a população a entregar [o laudo] porque entristece qualquer um ver eles chegarem com aquelas serras e derrubarem as árvores, sem comunicação nenhuma”, diz a assistente social Solange Madeira.


Os pedidos de poda acontecem porque os galhos estão no meio da rede elétrica ou porque a própria árvore tem risco de queda e pode prejudicar a população. Na 302 Norte, o arquiteto Paulo Oliveira diz que fez a solicitação porque a planta ao lado da escola estava muito alta e com galhos acima do prédio.


"Essa aqui por exemplo tinha uma podridão muito grande na base, porderia correr o risco de cair e causar problemas, matar alguém, causar danos materiais. Então é melhor a gente tomar essa medida preventiva", diz Oliveira.


Ao receber os pedidos, a Novacap envia um engenheiro florestal ou um técnico para analisar a situação. Na 302 norte, havia árvores com uma praga, que poderia deixar o tronco oco. Para prevenir acidentes, elas foram cortadas.

"Normalmente é feito uma poda por questão de segurança do morador, por questão de iluminação ou porque às vezes a árvore começa a atingir os edifícios, a estrutura do edifício, em redes aéreas ou redes subterrâneas", afirma o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha.


Comentário

Será que essas arvores vão sobreviver?

Anonimo

Nenhum comentário: