13/07/2015 20h15
- Atualizado em
13/07/2015 20h25
Moradores do DF pedem à Novacap laudos sobre podas de árvores
Eles dizem que os cortes são excessivos e querem acesso a documento.
Laudo pode ser pedido por telefone, diz empresa; 15 equipes atuam na área.
saiba mais
A Novacap informou que disponibiliza o telefone 3403-2626 para receber
solicitações de podas. O número também pode ser usado para pedir acesso
aos laudos, diz a empresa.Na 708/709 Sul, sete árvores foram cortadas de uma vez há cerca de uma semana. Só restaram os troncos e poucos galhos. A mesma situação é ocorreu com outras árvores na 405 sul. Moradora da quadra há 17 anos, a aposentada Neila Rosaura diz achar que os cortes feitos há 15 dias foram radicais.
“Aqui tinha uma árvore lindíssima, uma sombra maravilhosa e você encontra um esqueleto”, afirma. “A poda a gente sabe que tem que acontecer, só que em vez de fazer uma poda, eles fazem isso. Eles tiram tudo, deixam um poste e lá em cima meia dúzia de folhinhas.”
“Nós queremos que antes de qualquer poda, a Novacap se comprometa com a população a entregar [o laudo] porque entristece qualquer um ver eles chegarem com aquelas serras e derrubarem as árvores, sem comunicação nenhuma”, diz a assistente social Solange Madeira.
Os pedidos de poda acontecem porque os galhos estão no meio da rede elétrica ou porque a própria árvore tem risco de queda e pode prejudicar a população. Na 302 Norte, o arquiteto Paulo Oliveira diz que fez a solicitação porque a planta ao lado da escola estava muito alta e com galhos acima do prédio.
"Essa aqui por exemplo tinha uma podridão muito grande na base, porderia correr o risco de cair e causar problemas, matar alguém, causar danos materiais. Então é melhor a gente tomar essa medida preventiva", diz Oliveira.
Ao receber os pedidos, a Novacap envia um engenheiro florestal ou um técnico para analisar a situação. Na 302 norte, havia árvores com uma praga, que poderia deixar o tronco oco. Para prevenir acidentes, elas foram cortadas.
"Normalmente é feito uma poda por questão de segurança do morador, por questão de iluminação ou porque às vezes a árvore começa a atingir os edifícios, a estrutura do edifício, em redes aéreas ou redes subterrâneas", afirma o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha.
Comentário
Será que essas arvores vão sobreviver?
Anonimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário