quarta-feira, 15 de julho de 2015

Gente boa, com boas iniciativas: Jabuti que recebeu casco novo após incêndio florestal se recupera no DF. "A gente espera que isso se torne um hábito, conseguir aliar a tecnologia ao tratamento dos animais.",

13/07/2015 20h33 - Atualizado em 13/07/2015 20h33

Fred voltou ao DF após implante em Santos; equipe estuda novo casco.


Carapaça foi feita com impressora 3D e plástico de milho, com baixo custo.

Do G1 DFFacebook
Após sobreviver a um incêndio e receber um casco novo, feito em impressora 3D, a jabuti fêmea Fred segue em fase de recuperação em um abrigo de Planaltina, no Distrito Federal. O implante foi considerado um sucesso, mas os médicos veterinários ainda estudam a resistência da prótese.

Segundo a equipe responsável, o procedimento é inédito no mundo e usou um polímero derivado do milho, de baixo custo. "Um quilo desse material custa R$ 136, é muito barato. [Usamos] uma impressora 3D fabricada no Brasil, de baixo custo também. E um software livre, que você pode fazer download de graça", diz o veterinário Rodrigo Rabello, um dos responsáveis pelo projeto.

Um dentista e um designer gráfico ajudaram a elaborar o casco de plástico, em um processo que levou três meses para sair do papel. Fred retornou ao DF depois de se submeter ao implante em Santos (SP).

Há um ano, a jabuti foi vítima de um incêndio florestal próximo ao setor Altiplano Leste. O animal chegou às mãos de Rabello muito debilitado. O veterinário diz que chegou a sacrificar o bicho. "Um quadro bastante crítico, praticamente em óbito, mal se movia. Um quadro gravíssimo", diz.


O nome Fred surgiu em "homenagem" ao personagem Freddy Kruger, dos filmes de terror. Segundo Rabello, o aspecto de desgaste do casco queimado tinha semelhança com o rosto deformado do vilão dos filmes "A hora do pesadelo".


Mais estudos
Enquanto recebia os primeiros cuidados, Fred teve duas pneumonias e ficou sem comer por 45 dias, mas resistiu e se recuperou. Mesmo com o novo casco, a jabuti não tem condições de voltar ao cerrado porque ainda precisa de cuidados. A carapaça será alvo de novos estudos para avaliar a resistência a médio e longo prazo.
"A gente espera que isso se torne um hábito, conseguir aliar a tecnologia ao tratamento dos animais", afirma o estudante de veterinária Mateus Rabello, que também participou do projeto.

A história de Fred foi contada em uma reportagem do Fantástico neste domingo (12), que também mostrou atos de solidariedade com o tucano Zequinha, que quebrou o bico, e com um flamingo que precisou amputar a perna ferida (veja vídeo). Os três animais receberam próteses de alta tecnologia.

Depois da reportagem, artistas de todo o Brasil se ofereceram para pintar o casco de Fred, que saiu branco da impressora 3D. Segundo o veterinário, a mudança ainda deve demorar porque é preciso encontrar uma tinta apropriada, que não desgaste a carapaça e não cause danos à saúde da jabuti.

Nenhum comentário: