segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Apesar das afirmações em contrário do PT, o Brasil desceu um degrau no ranking do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH)

Diário do Poder
IDH
Uruguai e até Siri Lanka superam o Brasil é desenvolvimento humano
Em 75º lugar, Brasil perde para Argentina (40º) e até Sri Lanka
Publicado: 14 de dezembro de 2015 às 08:31 - Atualizado às 08:33
O Brasil desceu um degrau no ranking do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) deste ano, que será divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A situação no Brasil piorou ao ponto de o país ser ultrapassado pelo até pelo Sri Lanka, uma ilha miserável que sempre é usada como referência de pobreza.
 O PNUD informará que o Brasil, que chegou a ser a oitava maior economia do mundo, ficou em 75º lugar, entre 188 nações e territórios reconhecidos pela ONU. No continente, o Brasil pede feio para Argentina (40º lugar), Chile (42º) e Uruguai (52º), engtre muitos outros países pobres.

Levando em conta indicadores como expectativa de vida, tempo de escolaridade e renda, o IDH brasileiro ficou em 0,755 – um leve aumento em relação a 2013, quando registrou 0,752, mas insuficiente para evitar a queda na lista. 
O Brasil, porém, segue enquadrado entre os países da categoria de Alto Desenvolvimento Humano, junto com México, Uruguai, Venezuela e Cuba, que estão mais bem colocados.

Dos 188 países, 45 conseguiram aumentar o índice em comparação com o último relatório, no ano passado. Sete deles estão na América Latina.
Entre os que caíram, como o Brasil, outros dez são do mesmo continente.

O índice é desenvolvido há 24 anos pelo PNUD, e, quanto mais próximo de 1, melhor a situação do país. Noruega, a primeira colocada, tem índice de 0,944. O pior indicador foi novamente do Níger, na África: 0,348.

Nenhum comentário: