terça-feira, 14 de agosto de 2018

No Dia Mundial dos Oceanos, vamos dizer não ao plástico?

No Dia Mundial dos Oceanos, vamos dizer não ao plástico?

Todos os anos, oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, lembra a ONU. E 80% da poluição dos oceanos provém das pessoas que estão em terra. "O objectivo do dia é informar o público do impacto das acções humanas no oceano"

Prevenir a poluição com plástico e encorajar soluções para um mar mais saudável é o lema do Dia Mundial dos Oceanos, que na sexta-feira, 8 de Junho, se assinala com iniciativas por todo o país e em todo o mundo. Três dias depois do Dia Mundial do Ambiente, este ano também dedicado à luta contra a poluição pelo plástico, o Dia dos Oceanos celebra o mesmo tema, com as Nações Unidas (ONU) a lembrarem que 80% da poluição dos oceanos provém das pessoas que estão em terra.
Para sensibilizar a população mundial para o problema estão programadas centenas de acções por todo o mundo, com várias delas também em Portugal, uma precisamente com o tema "Oceanos — Sensibilizar para agir, proteger para valorizar". Trata-se de uma conferência em Peniche promovida pelo Instituto Politécnico de Leiria, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental, com a presença, entre outros do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Para assinalar o dia, criado em 1992 durante a Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, e celebrado sempre a 8 de Junho, há palestras e conferências. Na última terça-feira, a ONU falava de um desafio com uma amplitude assustadora e "desencorajante": reverter o consumo mundial de 5000 milhões de sacos de plástico por ano, com apenas uma ínfima parte reciclada. São quase dez milhões de sacos por minuto, muitos deles a cobrir os mangais do Vietname, a matar animais marinhos — como foi o caso de uma baleia, há poucos dias, que se tornou viral —, a acabar com as praias paradisíacas das ilhas indonésias.
Segundo a organização não-governamental Ocean Conservancy, só cinco países asiáticos — China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietname — lançam, anualmente, mais de quatro milhões de toneladas de plástico nos oceanos. E se nada for feito, alerta, até 2025 serão acumuladas nos oceanos 250 milhões de toneladas de resíduos plásticos.


"Celebramos o Dia Mundial dos Oceanos para lembrar a todos o importante papel que os oceanos têm no dia-a-dia. Eles são os pulmões do planeta, fornecendo a maior parte do oxigénio que respiramos", dizem as Nações Unidas. E acrescentam: "O objectivo do dia é informar o público do impacto das acções humanas no oceano, desenvolver um movimento mundial de cidadãos pelos oceanos, e mobilizar e unir a população mundial para um projecto de utilização sustentável dos mares do mundo."

Nenhum comentário: