sábado, 8 de fevereiro de 2014

Número de roubos de automóveis cresce e assusta brasilienses

Segundo delegacia especializada em roubo de automóveis, esse tipo de crime aumentou nos últimos dois meses na capital federal. Depoimentos mostram o medo dos brasilienses com a insegurança, principalmente após a operação tartaruga


Mara Puljiz 

Correio Braziliense
Publicação: 08/02/2014 
Os estacionamentos do Parque da Cidade são locais muito visados pelos bandidos, segundo a polícia (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
Os estacionamentos do Parque da Cidade são locais muito visados pelos bandidos, segundo a polícia


A Secretaria de Segurança Pública do DF não divulga desde o início do ano, mas os registros de roubos de veículos no DF subiram significativamente entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Essa modalidade de crime tem assustado o brasiliense e engrossado as estatísticas na capital federal. As abordagens costumam ocorrer em estacionamentos próximos de casa ou de comércios. A estimativa da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRFV), da Polícia Civil do DF, é que roubos de carros tenham aumentado entre 30% e 50%, comparado com o mesmo o período de 2013.

Só no Parque da Cidade, 12 veículos foram levados por bandidos no mês passado. Todos acabaram recuperados. A maioria tinha alto valor de mercado, como o i30, o Golf turbo, o Sportage e o Nissan Versa. Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto, nesta ordem, estão entre as cidades com maior número de registros. “Por dia, quando estava em baixa este tipo de ocorrência, tinha uns 10 roubos de carro todos os dias. Acredito que tenha aumentado para uns quase 20”, destacou Eduardo Galvão, da DRFV. Fazendo as contas, levando em consideração o índice mínimo, são pelo menos 300 veículos levados todos os meses no DF.


Durante toda a semana, o Correio solicitou à assessoria de imprensa da SSP-DF dados estatísticos da violência na cidade, entre elas, estava a de roubos de veículos. Na tarde de ontem, porém, a pasta informou que “a rede estava com problema” e não teria os dados para divulgar. Mas a violência está perceptível nas ruas. Todos os dias câmeras de segurança flagram a ação de bandidos.

Nenhum comentário: