sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Agnelo exonera secretário de Saúde, Elias Miziara; adjunto assume


21/08/2014 18h55 - Atualizado em 21/08/2014 19h26


Cargo será ocupado interinamente por José Bonifácio Carreira Alvim.
Decisão deve ser oficializada no Diário Oficial do DF de sexta-feira.

Mateus Rodrigues e Raquel Morais Do G1 DF
O secretário-adjunto de Saúde do Distrito Federal, Elias Miziara, durante entrevista nesta segunda (25) (Foto: Raquel Morais/G1)Elias Miziara,ex-secretário de Saúde do DF


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, decidiu exonerar o secretário de saúde Elias Miziara após o gestor declarar em entrevista ao Bom Dia DF que a população tem um "mau hábito" de procurar as emergências à noite. O cargo será ocupado interinamente pelo atual secretário-adjunto, José Bonifácio Carreira Alvim.


A troca deve ser oficializada nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial. O G1 procurou o gestor por meio da assessoria, que informou que ele está em reunião e que ainda não tem um posicionamento a respeito.


Em entrevista ao Bom Dia DF, na terça-feira (19), ao comentar problemas no atendimento à população na rede pública, Miziara atribuiu parte do problema ao que chamou de "mau hábito da população".


"Essa migração da população em busca de pediatras traduz tanto uma falta que nós infelizmente temos, como um mau hábito da população de procurar hospital apenas à noite. É certo que as pessoas trabalham, têm suas necessidades, mas organizar um sistema como esse atendendo às necessidades de cada pessoa torna-se uma tarefa hercúlea, de grande dificuldade", disse.

Em entrevista à TV Globo, Agnelo disse considerar a declaração "infeliz". "É o oposto da nossa política. A nossa política é expandir o acesso à noite", disse. "[Entendemos que a população procura os hospitais à noite] porque trabalha, porque tem ocupação. Essa [a do ex-secretário] não é a visão do nosso governo."

Administrador de Planaltina
Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (21) a exoneração do administrador de Planaltina, Nilvan Vasconcelos. Ainda não há nomeação para o lugar dele. Quem está respondendo pelo cargo é o chefe de gabinete Wellington Mesquita. Vasconcelos assumiu o cargo no início do atual governo.

Segundo o GDF, a exoneração ocorreu a pedido do administrador. Nilvan Vasconcelos responde a um processo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal após denúncia do Ministério Público que afirma que ele é autor de crimes contra a paz pública, por violação a Lei Geral das Licitações e formação de quadrilha com fins de causar danos aos cofres públicos.

Ao G1, Vasconcelos afirmou que preferiu pedir exoneração para não atrapalhar as investigações do processo. Ele afirmou ser inocente das acusações e disse estar profundamente indignado.

"A própria delegacia não fez um relatório conclusivo. Não quero que isso se transforme em um fato político", afirmou. "No momento certo tomarei as devidas providências sobre essa denúncia porque ela é infundada, não procede e não tem menor valor."

Nenhum comentário: