quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dentista de Eduardo Campos vai a SP para ajudar peritos em identificação


13/08/2014 19h24 - Atualizado em 13/08/2014 19h24


Chefe da Polícia Científica de PE também vai acompanhar a perícia.
Avião com sete pessoas caiu sobre casas em Santos, nesta manhã.

Do G1 PE
O chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Francisco Sarmento, e o dentista particular do ex-governador Eduardo Campos viajaram para São Paulo, onde ajudarão a perícia no local em que caiu o avião que matou o candidato do PSB e mais seis pessoas. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), em Santos.
A caixa preta da aeronave foi encontrada no início da noite e recolhida por uma equipe da Aeronáutica. O objeto, que registra dados do voo, será analisado nos próximos dias para que as causas do acidente possam ser esclarecidas. Ainda não há informações sobre o estado do objeto, que foi recuperado após várias horas de trabalho de busca.
A caixa preta foi encontrada entre os destroços do avião e de algumas casas que ficaram seriamente comprometidas ao serem atingidas pela aeronave. A perícia não estipulou um prazo para terminar as buscas pelos corpos, já que segundo os bombeiros, o impacto do acidente foi tão grande que dificilmente um corpo será reconhecido sem passar por um exame de DNA.
Luto oficial de sete dias
O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, decretou sete dias de luto oficial pela morte do ex-governador. O anúncio foi feito durante um pronunciamento no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Recife.

Vale esta - cornologia Eduardo Campos (Foto: Arte/ G1)
"Quero levar ao povo de Pernambuco e ao povo brasileiro a minha palavra de solidariedade e de muita tristeza, e, ao mesmo tempo, de muita esperança. Convivi com Eduardo por 15 anos e construímos uma amizade muito firme, de cumplicidade, solidariedade e de muita independência. Que a vida dele sirva de exemplo de muita coragem e compromisso com o povo pernambucano e brasileiro; é um dia de muita tristeza", disse o governador.

Lyra Neto também lembrou a coincidência de Eduardo ter morrido no mesmo dia do avô, Miguel Arraes. "A energia [de Arraes] fez com ele tivesse essa trajetória de muita luta", comentou.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também decretou luto oficial de três dias. Eduardo se formou em Economia, na instituição, em 1985. "A Universidade estende seu voto de pesar às famílias das outras seis vítimas da queda da aeronave", diz a nota oficial.

Liberação do corpo
A cúpula da Frente Popular de Pernambuco embarcou para São Paulo, na tarde desta quarta, para cuidar da liberação do corpo de Eduardo Campos. O prefeito do Recife, Geraldo Julio; o candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara; e o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho; embarcaram em voo particular para resolver as pendências burocráticas.


O prefeito Geraldo Julio conversou com a imprensa na porta da casa onde Eduardo Campos vivia, no bairro de Dois Irmãos, no Recife. Ele foi prestar as condolências a Renata Campos, viúva do ex-governador, que está no local com os cinco filhos. 

"Um momento de muita dor para todos os brasileiros, pernambucanos. É uma pessoa muito iluminada, um grande líder político, amigo, pai, irmão. É uma dor muito grande que certamente todos os pernambucanos e brasileiros sentem nesse momento. A gente pede a todos que tenham muita fé para que possamos superar esse momento. É uma perda irreparável, um jovem de 49 anos, que fez tanto por tantos pernambucanos e que deixa muita dor, não tem como expressar ou medir. Queria pedir a todos recifenses e pernambucanos que mantenham a paz e tragam muita fé e oração para a família, amigos e todos que admiravam", disse Geraldo Julio.

O candidato Paulo Câmara, que foi secretário de Administração na gestão de Campos, também conversou com a imprensa. "É um momento muito triste, de muita dor. Eduardo, junto com todos os outros passageiros que estavam no avião, eram pessoas amigas. A gente sente muito essa perda, uma pessoa que ensinou muito, foi meu amigo, meu companheiro de tanto tempo. Eu, Fernando e Raul [Henry, vice de Câmara na chapa estadual] vamos agora buscá-lo, trazer para Pernambuco, para que o pernambucano possa homenagear uma pessoa que foi tão importante para todos nós. Falei com ele no domingo, estivemos juntos e estamos juntos, vamos continuar juntos", afirmou.


O acidente
O acidente que matou Eduardo Campos aconteceu em Santos, SP, na manhã desta quarta-feira, e matou sete pessoas, sendo dois tripulantes e cinco passageiros. O jato particular caiu sobre casas em um bairro residencial e matou as sete pessoas que estavam a bordo. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis.


 

Nenhum comentário: