segunda-feira, 27 de outubro de 2014

IMPEACHMENT


Kleyton Jose
Kleyton Jose
Quem é advogado (dos bons) aqui neste grupo??? EU QUERO e nós queremos protocolar um PEDIDO OFICIAL DE IMPEACHMENT! Isso pode ser feito por REPRESENTANTES da sociedade civil!! O impeachment de Fernando Collor, por exemplo, foi pedido em conjunto pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). QUEM É ADVOGADO AQUI E PODE AJUDAR????

Quem pode pedir o impedimento de um presidente?
Representantes da sociedade civil ou os próprios parlamentares. O impeachment de Fernando Collor, por exemplo, foi pedido em conjunto pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Quem recebe o pedido?
O presidente da Câmara dos Deputados, que decide se o pedido de processo é arquivado ou encaminhado aos parlamentares.

O que acontece se o pedido de impeachment é protocolado na Câmara?
A acusação é investigada em CPI e a Câmara vota para determinar se o presidente deve ou não ser julgado pelas acusações. É preciso que dois terços dos deputados votem em favor do julgamento para que o presidente seja afastado.

Como o presidente é julgado?
Se a Câmara admite submeter o presidente a julgamento, ele responde ao Supremo Tribunal Federal, no caso das infrações penais comuns, ou ao Senado, nos crimes de responsabilidade. No caso de Collor, foi o Senado que julgou o presidente.

E como ocorre a aprovação do impeachment?
Afastado, o presidente é julgado pela instância adequada, que decide sobre o impeachment. Collor renunciou ao mandato no início do julgamento, mas mesmo assim foi condenado pelo Senado, que confirmou o impeachment.

Dilma está sujeita a um processo de impeachment?
Na avaliação de alguns parlamentares, sim - é acusado de crime de responsabilidade, por não impedir a formação de esquemas ilegais em seu partido, em sua candidatura à Presidência da República e em seu governo.

E por que não há um pedido de impeachment tramitando na Câmara?
O pedido é geralmente determinado pela posição da sociedade, e não só das forças políticas. Se há mobilização clara da opinião pública em favor de um julgamento, o pedido tende a avançar. Sem o apoio explícito de representantes da sociedade civil, é quase impossível que o processo seja aceito.

Nenhum comentário: