domingo, 25 de janeiro de 2015

Defensores da independência de São Paulo fazem ato neste domingo



Ato dos separatistas é realizado no Obelisco Ibirapuera


Carolina Giovanelli
Veja SP


Durante as últimas eleições presidenciais, o Movimento São Paulo Independente (MSPI) viu sua página no Facebook saltar de 8 000 para 25 000 curtidas. Na ativa desde os anos 90, o grupo hoje formado por 50 pessoas, na maioria homens acima dos 30 anos, com ideologias políticas de direita, é o principal a defender a independência do estado de São Paulo em relação ao resto do Brasil.


Este domingo (25), data do aniversário da cidade, a partir das 10h30, há uma manifestação a favor da causa no recém-reinaugurado Obelisco, ponto que homenageia a Revolução de 32, bastante admirada pelo coletivo. Sempre presentes nas últimas manifestações antiPT, seus ativistas, que fazem reuniões mensais na capital, passaram recentemente a expandir a divulgação pelo interior. Presidente do MSPI e professor de História, o paulistano Julio Bueno, de 25 anos, deu entrevista à Veja:



Por que defender essa ideia?
O principal aspecto a se observar é o econômico. São Paulo se mostra o estado que mais arrecada, mas menos de 10% dessa verba retorna para cá em investimentos. O dinheiro fica perdido em Brasília, em um governo ineficiente e corrupto. Queremos poder gerir nossos próprios recursos e não precisar repassá-los para regiões mais atrasadas, que vivem de sugar e parasitar o Estado.


O que acha que aconteceria com essas economias mais pobres, caso ocorresse a independência?
O resto do Brasil precisaria criar uma nova forma de gerar riquezas, sem ser suportado por nós. Isso geraria outras formas de organização do país, gerando um novo ciclo de desenvolvimento. Os nordestinos perderiam sua galinha dos ovos de ouro. Não podemos ser responsáveis pelas finanças do Brasil todo, devemos pular fora desse barco.


Os motivos são apenas econômicos?
Não, também são políticos, porque somos sub-representados em Brasília, e culturais. Os contrastes entre São Paulo e Rio de Janeiro são maiores do que entre a Colômbia e a Venezuela. Existe uma nação paulista. Porém, o Brasil não é uma nação, mas um país plurinacional. A única coisa que liga os estados é a língua, pois as diferenças se mostram gritantes.


O que define a cultura paulista em sua opinião?
Para crescer, São Paulo se baseou em uma ética de empreendedorismo, desde o tempo dos bandeirantes. Trata-se de um povo que procura desbravar e conquistar. Nada daquele espírito de comodismo, de levar vantagem. Procuramos resolver nossos problemas, sem muletas para nos escorar.


Assim como outros estados perderiam com a separação de São Paulo do Brasil, São Paulo também não perderia benefícios provenientes de outros estados?
Não perderíamos absolutamente nada. Praticaríamos o livre comércio com outras regiões. Não há motivo para ter qualquer espécie de protecionismo.


Há um discurso muito forte de “nós e eles” no Movimento. Existe preconceito com as pessoas de outras regiões?
Não. O movimento possui integrantes de outros estados. Nosso discurso não é de segregação. É de inclusão, inclusão dos nossos, os paulistas. O cidadão que não nasceu aqui, mas veio para cá e adotou o local como lar, engrandece o estado com sua trajetória. Quando a pessoa adota nossa ética, não é visto como o “outro”. Só não podemos querer incluir o mundo inteiro dentro de São Paulo.



Acredita que algum dia a independência irá se consolidar?
Sim. Trata-se de um processo de longa duração. Não será de uma hora para a outra. Há outros estados que querem a mesma coisa, a exemplo de Pernambuco e o Sul como um todo. A ideia ainda é eleitoralmente repudiável, por isso políticos não a defendem publicamente. Tem também quem ache que consiste em um projeto defensável, mas não aplicável. Estamos fazendo nossa parte para promover a discussão e mostrar que a separação é possível, sim.
(entrevista enviada por Celso Serra)

Nenhum comentário: