quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Interferência política intolerável": Moro critica conluio entre ministro da Justiça do PT e advogados de empreiteiros corruptos.



(Folha) O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, afirmou em decisão desta quarta-feira (18) que é "intolerável" a iniciativa de advogados de empreiteiras de se reunirem com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para "obter interferência política" e endossou as críticas feitas pelo ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa ao episódio. 
A argumentação foi feita por Moro para justificar uma nova ordem de prisão preventiva contra os empreiteiros Ricardo Pessoa (UTC), Eduardo Hermelino Leite (Camargo Corrêa), Dalton Avancini (Camargo Corrêa) e João Auler (Camargo Corrêa), sob o entendimento de que as empreiteiras têm tentado interferir nas investigações. 
Cardozo teve reuniões com advogados da UTC, da Camargo Corrêa e da Odebrecht nos últimos meses, empreiteiras alvo das investigações da Lava Jato. O fato foi criticado por Joaquim Barbosa, que pediu a demissão do ministro. Formalmente, a Polícia Federal, que conduz as investigações da Lava Jato, é subordinada ao ministro. 
Moro citou as notícias sobre os encontros de Cardozo para também fazer críticas ao episódio. Afirmou que a prisão dos executivos deve ser discutida "nos autos" e que não há qualquer empecilho para que ele mesmo receba os advogados constituídos, o que, segundo o juiz, ele faz "quase cotidianamente". 
"Intolerável, porém, que emissários dos dirigentes presos e das empreiteiras pretendam discutir o processo judicial e as decisões judiciais com autoridades políticas", afirmou o juiz. E continuou: "Mais estranho ainda é que participem desse encontros, a fiar-se nas notícias, políticos e advogados sem procuração nos autos das ações penais". 
Moro ressaltou ainda que Cardozo não é responsável pelas investigações, não fazendo diferença reunir-se com ele. "Não socorre os acusados e as empreiteiras o fato da autoridade política em questão ser o ministro da Justiça. Apesar da Polícia Federal, órgão responsável pela investigação, estar vinculada ao ministério, o ministro da Justiça não é o responsável pelas ações de investigações".
O juiz classificou o episódio de "indevida, embora mal sucedida, tentativa dos acusados e das empreiteiras de obter uma interferência política" e afirmou que Barbosa "bem definiu a questão" ao dizer que, se você é advogado em um processo, deve recorrer ao juiz, "nunca a políticos". 
Moro, porém, evitou criticar diretamente Cardozo, afirmando que não há prova de que ele tenha se disposto a atender às solicitações das empreiteiras. "Sequer é crível que se dispusesse a interferir indevidamente no processo judicial e na regular e imparcial aplicação da Justiça", escreveu o juiz da Lava Jato. 

Alguns comentários

Sergio disse...
Parabéns !!!!!!
Eustaquio Barbosa disse...
Parabéns pelo Blog. Felizmente ainda há pessoas neste país com o Juiz Sergio Moro. Já tinha feito comentários em http://bit.ly/1EgIzxK
Anônimo disse...
Permissão Coronel.
Apesar de toda a educação, formalidade e respeito, manifestadas pelo Meritíssimo Moro, "aliviando" para o Exmo. Sr. Ministro, é uma falta de vergonha, uma autoridade trocar figurinhas com os advogados de defesa dos presumíveis corruptos, isso é indigno para um Ministro de Estado.

Anônimo disse...
Coronel,

O juiz Sérgio Moro já percebeu faz muito tempo que esta turma toda LULLA, DILMA, ministros fazem parte todos da mesma quadrilha cujo objetivo principal é saquear o país.

Anônimo disse...
O que esse ministro 'bostelho" tenta é tumultuar, confundir, chamar a atenção e intimidar adversários, como se ele fosse pessoas com prestígio e competência para mudar os rumos do processo já vitorioso.

Já o Barroso prevarica e permite que João Paulo saia da prisão e vá cumprir pena do mensalão em casa. Que pouca vergonha! Quanto será que pagaram por essa decisão favorável que alivia o mensaleiro ladrão do povo brasileiro??

Anônimo disse...
Cada vez admiro mais o juiz Sérgio Moro e o ex- ministro Joaquim Barbosa. E como eu, milhões de brasileiros. Não sei nem como agradecer a esses dois, simplesmente por existirem.

Obrigada a você também, Coronel, pela dignidade e luta diária que faz contra essa corja de assaltantes que, em breve, vai se ferrar.

Mariana

Anônimo disse...
Coronel,

até o vermelho Boechat da Band criticou a ação de Garbozo Porcão!

A coisa está realmente séria.

Flor Lilás

Anônimo disse...
segue em frente que os brasileiros honesto está contigo,cadeia neles,e nao tenha medo este PT ao é de nada eu conheço estes caras,bota firme que eles correm.
Anônimo disse...
Parabéns ao Juiz Sergio Moro.

Isto prova que ainda há juízes no Brasil!


Chris/SP

J.C.MACIEL disse...
CORONEL

A segurança é hoje uma das maiores preocupações da população.A pasta da Justiça, ao que tudo indica, está vaga.
O ministro está ocupado em defender outros bandidos.

J.C.MACIEL disse...
CORONEL

O comportamento do porcão foi deplorável,indecente,imoral,desrespeitoso,atrevido,indecoroso...Enfim, asqueroso. Declinou com isso a posição do governo diante do descalabro.A posição é do governo dado que agiu na condição de ministro.
DILMA ESTÁ OBRIGADA A DESAUTORIZÁ-LO PUBLICAMENTE OU ESTARÁ RATIFICANDO ESSA INDECÊNCIA.

Nenhum comentário: