quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sistemas que abastecem a Grande SP sobem, e Cantareira vai a 9,5%

  19/02/2015 10h51


Nível do principal reservatório da Grande SP volta ao patamar de novembro.
Situação, porém ainda é crítica, e não afasta risco de racionamento.


Do G1 São Paulo
cantareira 19 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Apesar de ter recebido apenas 3 milímetros de chuva nas útimas 24 horas, o sistema Cantareira voltou a ter alta acima da média e está com 9,5% do seu volume nesta quinta-feira (19), segundo boletim divulgado às 9h pela Sabesp. A elevação de 0,6 pontos percentuais  repete o ganho de nível de quarta-feira (19), o maior em um único dia desde o início da crise, em janeiro de 2014.


Trata-se da 16ª alta de fevereiro, cujas chuvas já superaram as expectativas. O aumento do nível desde o começo do mês é de 4,5 pontos.  As represas voltaram ao patamar do dia 23 de novembro de 2014, mas ainda estão longe do volume apresentado há exatamente um ano: 18,2%.


Os números, no entanto, devem ser vistos com cautela. O reservatório, que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, está tendo menos água retirada por causa da crise e também se beneficia da redução de pressão nas torneiras dos consumidores.


As chuvas de fervereiro já superaram em 30,6% o previsto para todo o mês, mas a situação ainda é crítica e o racionamento não está descartado pelo governo. Apesar das recentes elevações no nível, o manancial ainda não recuperou nem o segundo volume morto, captado a partir de outubro, que representa 10,7% da capacidade do sistema.


Os demais sistemas também voltaram a apresentar alta, e o mais crítico deles, o Alto Tietê, segundo maior em capacidade de armazenamento, subiu de 16,3% para 17,2%.



Nível do Sistema Cantareira sobe pelo 3º dia seguido (Foto: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo)Sistema Cantareira teve 14ª alta de fevereiro (Foto: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo)
 

Nenhum comentário: