sexta-feira, 13 de março de 2015

Fazem o que bem entendem!MST ocupa sede do Ministério da Agricultura, em Porto Alegre



Manifestantes montam acampamento no pátio do prédio

 
Atualizada em 10/03/2015 
MST ocupa sede do Ministério da Agricultura, em Porto Alegre Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Sem-terra reivindicam reforma agrária na região Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
 
 
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa a sede do Ministério da Agricultura, em Porto Alegre, desde o final da manhã desta terça-feira. Os manifestantes montaram acampamento no pátio do prédio, no centro da Capital. A previsão é de que o acampamento dure três dias, segundo o movimento.


Mais de 20 ônibus levaram manifestantes de todo o Estado ao local. Ao longo do dia, algumas famílias chegaram em carros, com placas de municípios do Interior.

Os trabalhadores começaram a montar as barracas, com lonas e taquaras, no final da manhã. Foram instaladas faixas pedindo reforma agrária.

MST vai participar de ato em defesa da Petrobras e contra impeachment
Leia as últimas notícias de Zero Hora


O grupo reivindica que todas as famílias hoje acampadas no Estado sejam assentadas. Segundo o MST, há mais de duas mil famílias nessa situação no Rio Grande do Sul.

— Queremos a desapropriação de áreas para as famílias que hoje vivem nos 11 acampamentos pelo Estado — diz Joacir Picolotto, um dos coordenadores da ocupação.

Segundo ele, seriam necessários de três a 15 hectares de terras aptas à agricultura para assentar os acampados atualmente.

Outras pautas dos manifestantes são o fim do uso de agrotóxicos e mais recursos para a agricultara familiar, que motivaram, na tarde desta terça-feira, uma manifestação de cerca de mil mulheres, segundo a Brigada Militar. Elas estiveram na Assembleia Legislativa para protestar e entregar a pauta de reivindicações, e depois seguiram para o acampamento, onde chegaram por volta das 17h.

Na madrugada desta terça-feira, uma ação em Taquari de mulheres ligadas ao MST invadiu duas fábricas. Após, elas se juntaram ao protesto em Porto Alegre.
Depois de instalar o acampamento, o MST vetou a entrada de veículos no Ministério da Agricultura. Com medo de depredações, funcionários do prédio que tinham carros estacionados no local retiraram seus veículos ainda no começo da tarde.

O Ministério da Agricultura informou que ainda não se reuniu com os manifestantes. Os funcionários do local foram orientados a não ir ao trabalho na primeira hora desta quarta-feira e aguardar por informações.

Nenhum comentário: