quinta-feira, 7 de maio de 2015

Alô, trabalhadores: colham o voto que plantaram no PT de Lula e Dilma.


PT e a base mais ou menos aliada do PMDB votam a favor da MP 665, que a CUT, Lula e sequazes criticam - mas, traiçoeiramente, como de hábito, aprovam. Esta é uma homenagem a quem votou nos candidatos do Partido Totalitário et caterva:


Após a decisão da bancada do PT de oficializar o apoio à aprovação das medidas provisórias do ajuste fiscal propostas pelo governo, o líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), disse que a "maioria esmagadora" dos deputados da legenda votará a favor da Medida Provisória 665, em votação nesta quarta-feira na Câmara. Segundo Picciani, o PT respondeu de forma "adequada" à cobrança feita pelo PMDB de maior clareza e transparência na defesa do ajuste fiscal. Ontem à noite, Picciani ameaçou deixar a votação da MP 665 para a próxima semana por falta de posição clara do PT sobre as medidas do governo. Pelo segundo dia seguido, as galarias da Câmara foram liberadas a manifestantes, e integrantes da Força Sindical protestam contra a a provação das medidas.

— Foi cobrado um posicionamento do PMDB e o líder do PT reafirmou o fechamento de questão. O presidente Rui Falcão ( presidente do PT) também disse que a legenda fecha questão. Nossa posição sempre foi a de que o ajuste é necessário, não votamos por gosto, mas por necessidade — disse Picciani, acrescentando:

— Nós acreditamos que a maioria esmagadora da bancada do PMDB dará esse voto de confiança ao governo.

Picciani reuniu sua bancada na tarde desta quarta-feira e chamou o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), para esclarecer dúvidas dos peemedebistas. Segundo o líder peemedebista, o apoio será à MP 665. Indagado se a bancada também apoiaria a outra MP do ajuste, a MP 664, Picciani afirmou:

— Um passo atrás do outro. Nós fechamos o apoio à MP 665.

O líder disse que apesar do PMDB estar apoiando, dentro dos outros sete partidos do bloco não há consenso. O PTB, por exemplo, já declarou voto a favor da MP 665. No PP, há resistência maior e a tendência é a maior parte votar contra a MP.

A Medida Provisória 665/14O altera as regras de concessão do seguro-desemprego, do abono salarial e do seguro-defeso para o pescador profissional. (Veja aqui as alterações propostas).

Mais cedo, após mais de três horas de reunião, a bancada do PT no Congresso ratificou seu apoio às medidas de ajuste fiscal do governo, mas descartou punir os parlamentares da legenda que votarem contra ou favor de alterações da proposta original do Planalto.

Segundo o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), a posição do partido é a mesma tomada na última terça-feira, momentos antes da votação da MP 665, que trata de benefícios trabalhistas. “Decisão não se volta atrás”, disse Sibá.

— Estaremos todos juntos para votar a MP. Só não serão 64 deputados do PT (no plenário da Câmara), porque dois deles estão com problemas de saúde — disse o parlamentar.
Ele disse que não há discussão disciplinar, ou seja, no momento não estão previstas punições para quem votar contra as medidas. De acordo com Sibá, a ideia agora é que os demais líderes orientem suas bancadas nesse caminho.

— O que mais nos interessa é o voto dos companheiros integralmente no plenário. Agora, claro que queremos isso também dos demais partidos. É uma cobrança justa que minha bancada faz, que todos se pronunciem no plenário. Se estamos apoiando o governo, seja ele qual for, temos compromissos.

Sibá afirmou acreditar que a MP 665 será votada ainda nesta quarta-feira. Sobre a relação do PT com o PMDB, ele respondeu:

— Na politica não dá para dizer que há paz em momento algum. Cada dia é uma construção eterna. Mesmo em muita tranquilidade tem que ter cuidado. Na política há corações, mas prefiro o coração do que qualquer outra coisa — concluiu.

PMDB PRESSIONA PT

O vice-presidente Michel Temer, mais cedo, conversou por telefone com deputados peemedebistas pedindo que aguardassem a decisão da bancada do PT, reunida para tentar fechar questão sobre o apoio às MPs do ajuste fiscal.

Temer tentou amenizar o clima na Câmara e no governo e fazer avançar a votação, paralisada na terça-feira pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por causa da decisão do PT de não fechar questão, garantindo apenas maioria dos votos a favor do governo. Antes da ligação, em reunião no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice, ministros petistas exigiram da bancada fechamento de questão. (O Globo).
1 comentários

Nenhum comentário: