segunda-feira, 13 de julho de 2015

Crise Mundial? Nada disso! O Brasil que está um desastre. E vai piorar.



O abraço dos afogados.
O abraço dos afogados.

Uma grande lorota do governo é a história de que o mundo está em crise e, desse modo, o Brasil acabou também atingido por isso. Cascata da braba, mas repetida à exaustão a ponto de fazer alguns incautos caírem no golpe.

Mas o mundo está ou estava em crise? Claro que não.

Utilizamos a excelente ferramenta do site Trading Economics para conferir alguns números. E esses números são pra lá de assustadores. Vejamos primeiro os índices do Brasil (conforme quadro abaixou ou este link):

source: tradingeconomics.com


Situação bem feia.

E como está o resto do mundo? Como estão os demais países dotados de grandes economias? Todos, é claro, bem na frente do Brasil. Exceto justamente a Russia que, não por acaso, faz parte dos BRICS, bloco que também inclui India, Africa do Sul e China (atualmente em passo acelerado de crise).

Sim, o governo cometeu a façanha de incluir o Brasil num bloco econômico cuja maioria dos membros estejam em acelerado processo de crise. Coisa de gênio.

Apenas 10 países NO MUNDO TODO têm taxa de crescimento pior que a do Brasil no último ano. São eles: Síria (sob guerra civil e invadida pelo Estado Islâmico), Iraque (idem/ibidem), Ucrânia (em confronto com a Russia), Russia (parceiraça do Brasil nos BRICS) e “players” como Macau, Guiné Equatorial, Líbia, Sérvia, Bielo-Russia e a poderosa Venezuela (também estragada pelo socialismo bolivariano).

Quem cresceu mais que o Brasil? Potências como a Grécia (sim, A GRÉCIA CRESCEU MAIS QUE O BRASIL NO ÚLTIMO ANO!), Palestina (sim, exatamente, a Palestina!), Gambia, Argentina (pois é, até a Argentina), Coréia do Norte (não, não é piada) e muitos outros.

Não somos uma potência. O governo nos relegou à zona de rebaixamento, estamos no grupo dos piores, até Grécia e Argentina estão na nossa frente na taxa de crescimento. É uma desgraça, uma incompetência sem tamanho.

E agora, diante disso tudo, agora sim se avizinha uma crise em escala global. Grécia, Zona do Euro, China… Cabe citar uma tese curiosa. Acompanhem.

Teoria Geral do “Tá Trânsito” Quando não Tá

O nome é meio confuso, mas todos entenderão. Expliquemos.

Um truque comum da galera espertalhona é estar atrasada pro trabalho e daí dizer que foi por causa do trânsito, mas na verdade nem saiu de casa. Aí, depois disso, chega rápido, pois não estava mesmo muito trânsito, e a desculpa cola. Tudo certo, tudo resolvido.

Depende.
Pois às vezes ESTÁ MESMO TRÂNSITO e a pessoa senta na graxa, porque chegará ainda mais atrasada. É o risco da mentira, não? Pois bem…

Dilma Rousseff fez isso com a crise mundial. Enquanto outros países cresciam, ela mandava a lorota de que havia uma crise em todo o mundo.

O truque parecia razoável: como o mundo está mesmo numa boa, o Brasil alcançaria em dado momento e essa desculpa mentirosa acabaria tendo alguma valia no jogo político e eleiotoral.

Mas deu ruim. Porque agora DE FATO alguns países começaram a esboçar sinais de crise mais profunda, como a China, além de casos realmente sérios como o da Grécia.

A desculpa mentirosa virou uma verdade e o Brasil, portanto, como no exemplo da teoria exposta acima, chegará ainda mais atrasado.

Conclusão
A culpa da Dilma é dupla. Primeiro, por mentir, dizendo que havia uma crise mundial para safar-se de críticas quanto à própria incompetência. Mas, antes e acima disso, por colocar-nos nesse buraco terrível.

Por essas e outras, gritamos: Fora, Dilma! Fora, PT!

Nenhum comentário: