sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Lula está só na mira, mas o estrago político já aconteceu

Bernardo Mello Franco
Folha

A 22ª fase da Lava Jato teve um alvo claro, embora não declarado. Os investigadores deram mais um passo na direção do ex-presidente Lula, que se descreveu na semana passada como a “viva alma mais honesta” do país. A nova operação foi batizada de Triplo X, em referência explícita ao tríplex visitado pela família do petista em um edifício no Guarujá. O empreendimento pertence à construtora OAS, enrolada no petrolão.

Em relatório, a Polícia Federal apontou “alto grau de suspeita” sobre a titularidade de imóveis no prédio. “Há indicativos que um tríplex pertence a ele [Lula], mas temos de avançar na investigação”, disse o delegado Igor Romário de Paula.

“Se houver um apartamento lá que esteja em seu nome [de Lula] ou que ele tenha negociado, vai ser investigado como todos os outros”, emendou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

A posse do tríplex já era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, que parece apostar corrida com a força-tarefa de Curitiba. Na semana passada, o promotor paulista Cássio Conserino anunciou que denunciará Lula por ocultação de patrimônio, embora ele ainda não tenha sido ouvido sobre o caso.

DEFESA NEGA
A defesa do ex-presidente diz que ele não é dono do tríplex. Afirma que sua mulher comprou uma cota do edifício, declarada à Receita, mas desistiu do negócio.

Aliados alegam que Lula é vítima de perseguição, em complô para afastá-lo da sucessão de 2018. A oposição sonha em vê-lo com roupa de presidiário, como o boneco inflável das manifestações contra o PT.

A ofensiva jurídica fez o ex-presidente perder a imagem de intocável. Nos últimos meses, ele suspendeu as palestras e teve que prestar depoimentos sobre três escândalos diferentes: o petrolão, a suposta compra de medidas provisórias e a teia política da Odebrecht. Pode ser que nenhuma acusação seja provada, mas o estrago político já está feito.



15 comments


  • virgilio tamberlini
    Multipla escolha….
    ” Lula continua fazendo de conta que nada sabe sobre o triplex no Guarujá reformado de graça pela OAS, uma das empreiteiras afundadas no Petrolão. As investigações policiais já constataram que o ex-presidente e seus parentes inspecionaram as obras mais de uma vez. Como decifrar o claro enigma?
    São três as explicações possíveis. Primeira: para os Lulas, visitar imóveis que não lhes pertencem é programa turístico. Segunda: já que os convites para palestras minguaram, o camelô de empreiteira se prepara para seguir ampliando a fortuna como corretor de imóveis. Terceira: Lula está mentindo de novo.
    Examine as opções e responda: qual é a única que não parece absurda aos olhos dos investigadores da Lava Jato”?

  • virgilio tamberlini
    Não está havendo nenhuma disputa entre o MP/SP e o MPF, os crimes investigados são diferentes…. O “condomínio Almas Honestas’ vai virar condomínio Samarco ???

  • Tarciso
    Ninguém jamais sequer suspeitou do Itamar por qualquer ilícito, nem quando era presidente nem depois de deixar de ser. Teria sido muito fácil se livrar de toda esta incomodação, bastaria ter seguido o exemplo do Itamar, o que não custava nada. Se existe toda esta movimentação do MPF e da PF foi por terem dado motivos. Só.

  • virgilio tamberlini
    BOMBA ! BOMBA !!! Quando acabam os pixulecos vão para a mão grande !!!
    ” Ex-assessor de André Vargas é preso acusado de assalto com arma de plástico
    Ricardo Chapola – O Estado de S. Paulo
    28 Janeiro 2016 | 17h 14
    Polícia de Puerto Iguazu, na Argentina, diz que André Alliana, ligado ao ex-deputado preso na Lava Jato, roubou a carteira de duas mulheres; PT pede apuração

    SÃO PAULO – O ex-assessor do ex-deputado André Vargas (PT-PR), condenado a 14 anos de prisão na Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, foi preso nesta quinta-feira, 28, na Argentina, acusado de assaltar duas mulheres portando uma arma de plástico. O nome do ex-assessor do petista é André Alliana. Ele foi detido na cidade de Puerto Iguazu, localizada a 1,2 mil quilômetros de Buenos Aires.
    Alliana acabou de ser nomeado secretário parlamentar do deputado Zeca Dirceu (PT-PR). A nomeação foi publicada na edição do dia 12 de janeiro no Diário Oficial da União. Zeca Dirceu é filho do ex-ministro José Dirceu, que também foi preso durante a Operação Lava Jato. Dirceu cumpre prisão preventiva por tempo indeterminado. Ele já havia sido condenado no processo do mensalão do PT por corrupção ativa. Desde novembro do ano passado, ele cumpria a pena de 7 anos e 11 meses em regime domiciliar.

    Segundo a polícia de Puerto Iguazu, Alliana teria abordado uma jovem com uma pistola 9mm de brinquedo e roubado a carteira dela. O crime aconteceu na quinta-feira passada. Após o incidente, a mulher relatou o caso para a polícia, que passou a procurar pelo suspeito.
    Nessa quinta, os policiais localizaram Alliana, que tentou fugir e acabou fraturando o fêmur. O ex-assessor de Vargas tinha com ele, de acordo com a polícia, pertences de outras pessoas e a arma falsa. Alliana foi atendido no hospital da cidade e encaminhado para a cadeia. Depois de ter sido preso, Alliana ainda foi reconhecido por outras vítimas. A polícia investiga supostas participações do ex-assessor em pelo menos outros 10 crimes semelhantes que ocorreram em Puerto Iguazu.
    A polícia informou ao Estado que Alliana permanecerá preso.
    Procurado pela reportagem, Zeca Dirceu informou via assessoria de imprensa que Alliana “nunca trabalhou com o deputado”. Em nota, a assessoria do parlamentar comunicou ainda que Alliana não chegou a tomar posse do cargo, pois o deputado cancelou o efeito da nomeação após analisar “documentação e histórico” do ex-assessor de Vargas.
    O diretório estadual do PT também divulgou nota e pediu que a justiça argentina tome providências cabíveis caso os crimes sejam efetivamente comprovados. No texto, o presidente do PT-PR, Enio Verri, escreveu também que Alliana é filiado ao PT, mas nunca ocupou cargos na direção no partido.
    O Estado tentou entrar em contato com o pai de Alliana, mas ele não retornou às ligações até o fechamento dessa reportagem.
    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ex-assessor-de-andre-vargas-e-preso-acusado-de-assalto-com-arma-de-plastico,10000013854#wrap-comments

  • Antonio Carlos Fallavena
    Lulla está ferrado. Com toda sua empáfia, prepotência e deboche, não consegue mais enganar, nem os trouxas. Só estão com elle, aqueles que ganharam ou continuam sugando as vísceras da nação. Precisará processar o mundo.
    Contratar advogados famosos, é sinal de que terá de se defender. E ser for acusado, é certo que está enrolado, com crimes nas costas!
    Qual será o próximo pretenso trabalhador/sindicalista que se candidatará à presidência? O povo dirá: lá vem um novo Lulla.
    Que Lulla prepare a malinha de roupa. A Papuda lhe espera, de braços abertos!

    • virgilio tamberlini
      Lógico, tanto que estão há mais de 6 meses, preparando o PT 2.0, chamado Ciro Gomes….

  • virgilio tamberlini
    O amigo do Pedro Caroço disse que mentiu ao Dr. Moro, pois foi ameaçado. Ele vai dar novo depoimento..
    http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/01/delator-admite-que-mentiu-sergio-moro-em-fala-sobre-jose-dirceu.html
  • Clau Luz
    Virgilio, quem é Pedro Caroço?
    Estou gostando muito de acompanhar o TI.

    • virgilio tamberlini
      E o apelido que o Ze Dirceu tinha quando estava escondido em Cruzeiro do Sul. Ele se casou com a dona da uma boutique. Naquela época tinha uma música do Genival Lacerda que era sucesso e tinha um verso assim: Pedro Caroço filho de Zeca Gamela…..ele está de olho é na boutique dela…

      • virgilio tamberlini
        PS. : A música chama Severina Xique-xique.

        • virgilio tamberlini
          Completando. Naquela época o Zé usava o nome de não lembro o que Hoffmann. A dona da boutique, mãe do Zeca Dirceu só ficou sabendo que ele era o Ze depois da anistia.

  • José Camilo - Muriaé- MG
    Tarcísio, você lembrou de um exemplo.
    Bem entendido :
    Bom exemplo. Simples, autêntico e HONESTO.
    Quem nasceu para Lula e Dilma, nunca chega a ITAMAR.

  • virgilio tamberlini
    Por mero acaso faz uma semana que a Globo perdeu o patrocínio da Sadia … Agora ela voltou a fazer jornalismo… Hoje foram fundo no condomínio Samarco… Entrevistaram até o jornalista do Voice sobre a multinacional do crime Mossack.

  • Zé Do Povo
    E agora José…..Zé! Kd Tu?


  • virgilio tamberlini

    A coisa está feia !!! Um dos pedidos de impeachment da Dilma saiu do presidido masculino de Mairinque. Está no Estadão. Não posso linkar no momento…

Nenhum comentário: