quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Crise externa volta a ameaçar o Brasil


Pedro Luiz Rodrigues

Os grandes bancos brasileiros acompanham com discreta preocupação os indícios de que se acelera o esgarçamento do sistema financeiro internacional, diante da dificuldade crescente de credores, de todos os quadrantes do mundo, em honrar dívidas que montam a muitos trilhões de dólares.

Desde  a crise dos EUA, em 2008, o sistema econômico-financeiro global convive com a instabilidade e se locomove com o auxílio de muletas. Mas nos últimos meses o cenário tornou-se muito mais nervoso e imprevisível, características que para bancos têm cheiro de enxofre.

As incertezas sobre o desempenho econômico da China exercem pressão sobre sua moeda e sobre o preço do petróleo e das commodities.  A queda continuada desses preços, com outro dia bem observou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, produz um impacto adverso imediato, “com efeitos para as empresas do setor e os países produtores, bem como para os mercados financeiros em geral, com riscos para a estabilidade financeira global”.

O risco de uma recessão nos Estados Unidos está de volta à agenda, como observou John Authers na edição de hoje do  Financial Times.  E esse risco só faz ameaçar de queda ainda maior os preços dos diversos ativos. Como observou, cresce a lista de indicadores que não fazem nenhum sentido, a não ser que estejamos diante de uma recessão iminente e perigosa.

Aqui está o enxofre a que nos referimos:  a inflação e as estimativas quanto à inflação futura estão nos níveis mais baixos desde 2008; ampliam-se os ‘spreads’ cobrados às corporações e ampliam-se expressivamente nas carteiras dos bancos internacionais   o percentual de devedores duvidosos.

Afasta-se, assim, a expectativa de que o crescimento da economia  dos EUA pudesse  tracionar a economia global, na medida em que não atuam nessa direção a combinação de  um dólar forte com as demandas global e doméstica mais fracas do que o esperado, além da queda significativa dos investimentos  norte-americanos no setor de petróleo.

Em resumo, as previsões para 2016 nada têm de otimistas: menor dinamismo e a manutenção de graus elevados de volatilidade e de incerteza. Para agravar, isso ocorre num momento em que os países já esgotaram sua capacidade nas áreas monetária e fiscal, tornando-se assim impotentes para alavancar significativamente o crescimento.


A China, que para o governo brasileiro foi até recentemente a grande esperança na esfera econômica, tornou-se hoje a fonte de maior preocupação. As dificuldades de pagamento empresarial que hoje se delineam, por parte de credores chineses, podem vir a afetar de 2,5 a 5 trilhões de dólares, o que equivaleria de um quarto a metade do PIB daquele país.

Os bancos brasileiros conseguiram sobreviver sem grandes danos às ondas que se seguiram à falência do Lehman Brothers, em setembro de 2008, o que em boa medida se deveu à forte injeção de recursos pelo governo federal na economia: seus investimentos elevaram-se de 0,6% do PIB, em 2006, para 1,0%, em 2008.

Mas a situação de nossas contas públicas hoje não é mesma de 2008 ou 2009. O “pacote” de estímulo da produção anunciado em 28 de janeiro pelo governo brasileiro terá mais efeito decorativo e de promoção política do que utilidade para a reativação da economia ou do crédito. Nesse aspecto, parece não haver saída para a queda de 3,5% de nosso PIB, prevista pelo FMI.

Esse cenário nebuloso explica a posição manifestada pelo presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, no discurso em que, dias depois, comemorou os excelentes resultados financeiros da instituição em 2015:  e que de certa maneira coincidiu com o que disse seu principal concorrente, o presidente do Bradesco,  Luiz Carlos Trabucco Cappi, no Palácio do Planalto: “na recessão todo mundo perde”.

Nenhum comentário: