segunda-feira, 4 de abril de 2016

Pai de homem foi cruel com cachorros - então ele salvou um 'inadotável'

Por Elizabeth Alberts / Tradução de Alda Lima
INGLATERRA caoinadotaveL 01Fotos: Rossendale Responsible Rescue
Quando Paddy Lawson viu a fotografia do cão de abrigo desfigurado em Rossendale Responsible Rescue, ele soube que queria lhe dar um lar. O terrier Patterdale teve seções de sua mandíbula e nariz perdidas, e seus dentes apontavam em ângulos estranhos. Por mais que o Rossendale Responsible Rescue tenha uma rígida política de não matar, Paddy sabia que este cão não seria facilmente adotado.
INGLATERRA caoinadotaveL 02
Michaela Holt, fundadora da Rossendale Responsible Rescue, inicialmente expressou sua preocupação.

 "Tem certeza de que pode lidar com isso?" ela escreveu em um e-mail para Paddy, que era amigo próximo dela. Embora Michaela soubesse que Paddy tinha muita experiência com cães, ela ficava preocupada por causa da história deste cão.


O terrier Patterdale - chamado "Sab" pelo resgate - havia sido encontrado vagando por um reservatório em Rossendale, Inglaterra. Com base nas lesões faciais do cão, os socorristas acreditam que o terrier tinha sido utilizado como “Badger baiting”, ou "isca texugo", uma prática cruel onde seres humanos treinam cães para arrastar texugos de suas tocas e para que eles possam rasgar texugos. Badger baiting é ilegal no Reino Unido desde 1835, mas o esporte sangrento tem feito um retorno preocupante nos últimos anos.


INGLATERRA caoinadotaveL 03
O que mais preocupava Michaela era como Sab pode se comportar perto de crianças, assim como de outros cães.


Paddy escreveu de volta, contando a Michaela como seu falecido pai era o tipo de pessoa que maltratava cães, e que ele queria fazer qualquer coisa que pudesse para ajudar Sab.


"Passei minha vida trabalhando com cães tentando corrigir os pecados de meu pai", escreveu Paddy. "Eu tenho tempo para investir neste cão. Eu não teria me oferecido se não tivesse certeza."
INGLATERRA caoinadotaveL 04
Então, depois dos sete dias obrigatórios de Sab no abrigo (para o caso de alguém alegar ser dono dele), os Lawson levaram Sab para casa para conhecer seus filhos e outros dois cães de resgate, Tarka e Abby.


A princípio, Sab praticamente vivia debaixo da mesa da cozinha dos Lawson. "Ele simplesmente não era como um cão deve ser", contou Natalie Lawson ao Dodo.

"Ele não sabia brincar nem ficar perto de pessoas”. Para ajudar Sab a se ajustar à sua nova vida, Paddy sentou-se debaixo da mesa com ele, acariciando seu pelo e fazendo-o perceber que era amado.


Lenta mas seguramente, Sab ganhou confiança e começou a seguir Paddy a qualquer lugar que ele fosse. Ele também ficou amigo rapidamente de Tarka e Abby, e das crianças dos Lawson. "Assim que Sab chegou em casa", diz Natalie, "ficou muito claro que Paddy não seria capaz de se separar dele".

INGLATERRA caoinadotaveL 05
Agora Sab não apenas tem um lar adotivo - ele tem um lar definitivo. Mas ele ainda tinha muitos problemas físicos a serem superados. Além dos ferimentos em seu nariz e boca, Sab tinha velhas feridas no pescoço e na parte traseira do corpo, que os veterinários disseram que poderiam levar anos para cicatrizar. Sab também precisava de uma cirurgia dentária cara, mas os Lawson foram capazes de fazer isso acontecer com generosas doações do público.


Mesmo com esta cirurgia dental, Sab sempre terá um visual de dentes tortos. Natalie explica que Sab também vai continuar a ter problemas respiratórios por causa de sua lesão no nariz: "Ele sopra bolhas pequenas de catarro sempre que está animado."


Mas, para os Lawsons, ele é perfeito. Ou talvez perfeitamente imperfeito.
 INGLATERRA caoinadotaveL 06
Os Lawson inscreveram Sab na categoria “perfeitamente Imperfeito” da RSPCA's Ruff's Alternatives Dog Show, que oferece prêmios para os cães “ ‘diferentes que nunca serão perfeitos” de acordo com um conjunto de “padrões da raça” — mas que são perfeitos aos seus olhos.

 " Não surpreendentemente, Sab foi escolhido para ser um dos finalistas na competição. Quando o período de votação de 10 horas começou em um domingo, Paddy e Natalie sentaram-se ao lado de seus telefones e laptops, esperando ansiosamente a notícia.


"Todos nós nos recusamos a ir para a cama até saber se Sab tinha vencido ou não", conta Natalie. "O tempo todo, Sab permaneceu ao nosso lado”.


Às 22:00, os Lawson receberam a notícia — Sab tinha vencido. "Sab estava tão animado quando recebemos a notícia", diz Natalie, "mas provavelmente era porque estávamos fazendo tanto barulho perto dele."
INGLATERRA caoinadotaveL 07
Para saber mais sobre Sab visite sua página no Facebook.
INGLATERRA caoinadotaveL 08
Fonte: The Dodo

Nenhum comentário: