quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Homem é multado por abater veado-campeiro em São Paulo

Homem é multado por abater veado-campeiro em São Paulo

Por Sabrina Rodrigues
Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus). Foto: Bart van Dorp/Flickr.
Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus). Foto: Bart van Dorp/Flickr.

Após denúncia, a Polícia Ambiental flagrou na terça-feira (26), partes de um veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) no freezer de uma propriedade rural em Regente Feijó, município  do interior do Estado de São Paulo.

Os polícias chegaram na fazenda por volta das 11h e encontraram um saco, onde estavam algumas partes do animal como cabeça, patas e vísceras. Ao se dirigirem à cozinha, encontraram dentro do freezer partes limpas do animal que seriam para o consumo.

O homem alegou que o cachorro da propriedade atacou o veado e, com isso, ele pegou o animal por apreciar a carne. O homem foi autuado em R$ 5 mil por ter em seu poder sem autorização, um animal da fauna silvestre nativa. A carne e o resto do animal foram apreendidos e incinerados.
O veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) é uma espécie que ocorre no Cerrado e está listada como Vulnerável (VU) pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão responsável pela elaboração lista vermelha nacional de espécies da fauna ameaçados de extinção.

Polícia Ambiental encontrou partes de um veado-campeiro abatido. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação.
Polícia Ambiental encontrou partes de um veado-campeiro abatido. 
Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação.

Nenhum comentário: