quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Pirenópolis vai ganhar mais de 30 mil metros de área verde em pleno centro histórico

Pirenópolis vai ganhar mais de 30 mil metros de área verde em pleno centro histórico


Divulgação
A cidade colonial de Pirenópolis, a aproximadamente 150 quilômetros de Brasília, está prestes a receber em pleno centro histórico uma área verde de cerca de 30 mil metros quadrados, composta por árvores nativas do cerrado brasileiro. O pontapé inicial do projeto de reflorestamento, encabeçado pelo grupo empreendedor da Quinta Santa Bárbara Eco Resort foi dado nesta quinta-feira (28), com o auxílio de estudantes da comunidade.

Dando boas vindas à primavera, estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal de Pirenópolis participarão de uma palestra sobre importância da preservação e conservação de nascentes e área verde no empreendimento que está em construção no centro histórico. Os alunos serão recebidos com um café da manhã e, sob a orientação de instrutores especializados, eles também realizarão um plantio simbólico de mudas de árvores do cerrado dentro da área de preservação ambiental do empreendimento.


A ação educativa iniciará às 8h15min, e será conduzida pela engenheira agrônoma Luíza Finoti e pelo geógrafo José Aloísio, da Ambiental Consultoria. Os alunos são do quinto ano da Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto, que receberão certificado de educação ambiental.

“É uma iniciativa para colocar em prática o conteúdo teórico dado em sala de aula. São pré-adolescentes e essa conscientização torna-se ímpar na formação deles”, diz a diretora da Escola, Nayra de Melo. Os estudantes também irão conhecer os cuidados adotados com o meio ambiente durante a construção do empreendimento e as medidas que serão adotadas quando o resort entrar em operação. No total, o Quinta Santa Bárbara Eco Resort está sendo construído em terreno de 60 mil m² e terá mais de 30 mil m² quadrados de área verde, desses a maior parte já está preservada.

As mudas plantadas pelos alunos serão apoiadas por um taco de madeira com sua identificação e o nome da escola; posteriormente, será eternizado por meio de placa posicionada junto a futura árvore plantada. “Dessa forma, no futuro, o estudante poderá ver a árvore plantada e sentir-se responsável pela contribuição dada ao meio ambiente”, destaca Josemar Borges Jordão, integrante do grupo empreendedor do Quinta Santa Bárbara Eco Resort. Ele informa que, juntamente com a escola, o empreendimento promoverá outras ações educacionais sobre o tema.

Após a ação educativa, a continuidade do replantio será realizado por meio de uma empresa especializada com previsão de início durante o período de chuvas, a partir de outubro. “O trabalho englobará mais de 1200 mudas, sendo todas espécies primárias do Cerrado, que originalmente compunham o ecossistema”, explica José Aloísio. Juntamente com a escola, o empreendimento Quinta Santa Bárbara Eco Resort promoverá outras ações educacionais sobre o tema meio ambiente.

Comunidade
Na sexta-feira, 29 de setembro, será a vez dos moradores da Rua Santa Bárbara participarem de um café da manhã para conhecer o empreendimento e acompanhar de perto a obra de infraestrutura para captação de água pluvial, que irá beneficiar parte do Bairro do Bonfim e a rua, que sofre constantes alagamentos nos períodos mais chuvosos, inclusive com inundação de casas. Essa obra também evitará o assoreamento do terreno e beneficiará o Córrego Pratinha, que recebe a maior parte das enxurradas oriundas do bairro. Essas águas escoadas na parte baixa da Rua Santa Bárbara serão amortecidas antes de desaguarem no Pratinha. No total, as duas ações envolverão mais de 150 participantes durante os dois dias.

O Resort
O grupo empreendedor do resort acumula mais de 30 anos de experiência em empreendimentos de lazer, atuando na conceituação e desenvolvimento de projetos, comercialização, gestão de carteira, incorporação, obras de edificações e de infraestrutura. O início do funcionamento do resort está previsto para 2021. Todo o projeto pode ser visualizado no estande do empreendimento, aberto todos os dias das 9h às 13h e das 17h às 22h.

Nenhum comentário: