quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Folha de São Paulo - Terra esgotará estoque de recursos renováveis nesta quarta

Folha de São Paulo -  Terra esgotará estoque de recursos renováveis nesta quarta

Consumo excessivo e desperdício de comida aceleraram a data, que já foi em 29 de dezembro na década de 1970

PARIS (FRANÇA)
A humanidade terá consumido nesta quarta (1º) o conjunto dos recursos que a natureza pode renovar em um ano e viverá “em dívida” durante os próximos cinco meses, segundo a ONG Global Footprint Network.

O 1º de agosto é “a data em que teremos utilizado todas as árvores, toda a água, o solo fértil e os peixes que a Terra pode nos fornecer em um ano”, explica Valérie Gramond, do Wild World Fund, vinculado ao Global Footprint Network.

 “Também teremos emitido mais dióxido de carbono do que as florestas podem absorver”, acrescentou.

“Faz falta atualmente o equivalente a 1,7 planeta Terra para satisfazer nossas necessidades”, enfatizou o WWF em um comunicado.

O dia 1º de agosto é o mais cedo já registrado desde que teve início a contagem do “Dia da Sobrecarga da Terra”, no início dos anos 1970. Na ocasião, os recursos foram esgotados em 29 de dezembro, enquanto que, no ano passado, essa data já havia se antecipado para 3 de agosto.

Desde então, “o esgotamento dos recursos se acelerou pelo consumo excessivo e o desperdício de comida”, explica Gramond, que recorda que, no mundo, um terço dos alimentos acaba na lata de lixo.

Este desperdício de recursos naturais varia de acordo com os países. “Pequenos países pouco povoados, como Qatar ou Luxemburgo, têm uma pegada ecológica muito
importante”, afirma Pierre Cannet, do WWF.

Se o conjunto da humanidade vivesse como os habitantes do Qatar ou de Luxemburgo, o “Dia da Sobrecarga da Terra” ocorreria em 9 e 19 de fevereiro, respectivamente. Em compensação, em um país como o Vietnã a data só ocorreria em 21 de dezembro.

AFP



Nenhum comentário: