sábado, 29 de março de 2014

Brasilia salva por enquanto. Justiça suspende Conplan


patricia.fernandes@jornaldebrasilia.com.br


As polêmicas em torno do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) parecem estar longe do fim. Decisão judicial barra novamente as atividades do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Trata-se de uma medida  cautelar incidental na apelação que suspendeu todos os atos e deliberações do conselho depois do dia 31 de janeiro de 2014. 

A decisão, proferida pelo Tribunal de Justiça do DF,  é baseada no Decreto  35.131. Segundo  a promotora de Justiça Maria Elda Fernandes Melo, o governo tratou da composição do Conplan e foi constatada uma repetição da desobediência aos princípios da democracia participativa e da gestão democrática das cidades.

Não se pode excluir da sociedade o direito de eleger seus representantes junto ao Conselho, cujas decisões afetam todos os moradores do DF”, afirma.

Segundo ela, o desejo do MP é que a população participe efetivamente das decisões. “Esses projetos vão mudar a feição de Brasília. Esse é o momento de a sociedade participar”, concluiu. 

 Para a Secretaria de Habitação (Sedhab), a decisão foi motivo de surpresa. “Não fomos intimidados em nenhum momento. Na segunda-feira vamos solicitar o reexame e pedir a reconsideração da decisão”, diz o chefe da assessoria jurídica da pasta, Ebllas Ávila.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: