sábado, 29 de março de 2014

A tragedia do pensamento nacioanl

O Coyote

March 29, 2014

Por: Junior Martins



 

Os fatos não oferecem nenhuma conclusão ou julgamento, são apenas consequências do contínuo movimento e mutabilidade do mundo em que vivemos. Tudo que ocorre é, por definição, um fato. A própria concepção deste conceito e a análise da aglutinação de diversos ocorridos diferentes para se chegar numa conclusão é uma tarefa unicamente humana.



Aristóteles postulou na lógica os aspectos matemáticos da análise dos fatos, estabelecendo as conclusões válidas e as falaciosas de acordo com a observação da realidade. Assim como as demais ciências, a lógica está submetida a regras que não se reduzem à mera racionalidade humana, se manifestando mais absolutamente ainda na própria existência material que nos cerca. 

 Em outras palavras, a verdade está na harmonia do pensamento com a realidade objetiva do mundo. Tudo o que é provado como verdadeiro já existe e não depende da consciência humana para se exercer como força imutável, o papel dos filósofos, físicos, matemáticos, químicos, economistas e todos esses é apenas identificar quais são as forças que movem a existência e transcrevê-las para o plano das ideias humanas, de modo que sejam utilizadas na ação humana para atingir os objetivos desejados.



A fim de compreender o que existe a sua volta e tirar proveito disso, o homem necessita de princípios universais factualmente comprovados que ofereçam a possibilidade de antecipar os desdobramentos das suas ações. 

A compreensão da ordem natural permitiu que Isaac Newton desenvolvesse a Lei da Gravidade, que Mises conceituasse a Ação Humana por intermédio do método da praxeologia e que Adam Smith apreendesse a Lei da Oferta e da Procura. 

O exercício intelectual só é possível subir em ombros de gigantes, admitindo a veracidade e a validade geral de princípios como esses, que oferecem os pilares necessários para a construção teórica mais complexa.



O problema do brasileiro é o apedeutismo retumbante que assombra o país desde as suas origens. Em nenhuma época fomos capazes, como povo, de apreender os princípios das ações políticas para atacar as raízes do subdesenvolvimento e da falta de liberdade no país. 

O exemplo mais claro disso foi que, após a ditadura militar, o mesmo povo que gritava contra a tirania apoiou sem pestanejar uma constituição grotesca, digna de um país ditatorial, que regula absolutamente tudo e dá poderes gigantescos ao Estado. 

Toda a tradição intelectual, toda a história dos Estados violando os indivíduos em todas as épocas - principalmente no século passado, que ficou marcado pelos Gulags, Holodomor, Khmer Rouge, Holocausto e a ditadura tupiniquim que fez crescer o poder estatal - foram jogadas no lixo quando a oportunidade era de criar um país livre. 

Mussolini definiu o fascismo como "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado" e, por aqui, isso é ser livre, como apregoam os defensores do Marco Civil da Internet.



Há quem diga que o brasileiro não tem memória, mas isso não é verdade. A memória é bem viva, mas ninguém é capaz de entender nada, o Zeitgeist é a confusão mental. 

A mudança que tanto se fala não está nas urnas, em alguém, em uma lei ou num programa governamental: está na busca individual da verdade, da elevação intelectual e do apreço pela liberdade. Enquanto isso, a cada troca de governo, golpe e novo regime o Brasil se repete como o tragicômico país do futuro, onde até o lepo lepo é contra o capital.

Nenhum comentário: