Fica difícil jogar a guerra política com uma parte da direita gastando um esforço hercúleo para fazer propaganda de graça para a esquerda (e sem receber nenhum centavo por isso).
É um tal de “a esquerda petista já ganhou” e “tá tudo dominado” jogado pela turma do direitismo depressivo que poderia até desanimar aquele que não observa o cenário político de uma forma mais holística. (Ler mais sobre o direitismo depressivo aqui)
Enquanto isso, o PMDB tratou de dar uma sova no PT em uma votação na Câmara onde foi criada uma comissão externa para investigar a Petrobrás.
De forma vergonhosa (e nem um pouco aproveitada politicamente pela direita), o governo adiou a votação do Marco Governamental da Internet, pois sabia que perderia na Câmara.
Está claro que o governo petista tem encontrado sérios problemas para implementar um controle oficial do estado sobre a Internet.
Em um país normal, poderíamos atribuir o mérito desta “quase derrota” do PT à oposição. Mas o que vemos é o oposto: a base “aliada” do governo tem atuado para impedir um projeto totalitário do PT com muito mais eficiência e assertividade do que boa parte da direita.
E, como se ironia pouca fosse bobagem, a turma do “PT já ganhou, não adianta mais” tem feito propaganda para o partido, tornando-se, então, seu maior aliado.
Eu sei que os direitistas depressivo não querem que o PT consiga implementar o Marco Governamental da Internet. Mas existe uma diferente entre ação intencional e ação funcional.
A intenção dos direitistas depressivos é uma (nos livrar do totalitarismo petista), mas a função das ações exercidas por eles é oposta: servir de propaganda para os anseios totalitários do PT.
Fica a dica: para qualquer um que queira poder em qualquer cenário é muito útil que alguém de sua base de oposição diga que você “já ganhou”. Não passa da técnica de propaganda chamada Inevitabilidade. É o básico, do básico, do básico da propaganda…
Agora, observe o comentário de um comentarista do MAV-PT na caixa de comentários da notícia “Marco Civil da Internet sai da pauta da Câmara”, do Brasil 247. O nome dele é Onda Vermelha:
Em apenas três dias a petição online no Avaaz.org capitaneada pelo ex-ministro Gilberto Gil pedindo a aprovação do Marco Civil da Internet (provavelmente a proposição mais inovadora e democrática já produzida no âmbito do Congresso Nacional e que beneficia a todos os usuários da Internet) atingiu quase 300 mil adesões.
Qual deputado vai se colocar contra a sua aprovação? Cunha e seus pares tem realmente toda essa pólvora para queimar? Este ano tem eleição rapaziada. A gente se vê nas urnas …e nas Redes Sociais naquela que promete ser uma das eleições mais acirradas e intensas no uso da Internet de nossa história recente! E aí? Vai encarar?
Neste momento o líder do PMDB, o Eduardo Cunha(PMDB-RJ), um deputado “obscuro”, “truculento”, “fisiologista até o último fiapo dos cabelos”, e nunca me canso de repetir, Inimigo Público Número da Cidadania já é um políticos mais “detestados” pelos internautas na Grande Rede.
E isso será sim lembrado no momento oportuno e terá consequências! Haja coração! Assistam e divulguem esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6g9sUp9MOuo&feature=youtu.be.
Vamos todos juntos “aposentar” esse canalha da vida pública! Conto com vocês! Sugiro que todos procurem acompanhar os acontecimentos nos próximos dias e semanas no site http://marcocivil.org.br/ .Notaram o discurso? Ele basicamente defende de forma assertiva a ideia do seu partido e age como se essa opção tivesse chances de ganhar. Em outras palavras: ele joga com os símbolos de medo e esperança, fundamentos da arte da guerra política.
Mas tem muito mais. Veja outros recursos, técnicas e frames usados:
- Efeito dominó (“mais de 300 mil adesões na petição”)
- Apelo à autoridade (“Gilberto Gil aprova”)
- Ameaça de isolamento do oponente (“Que deputado vai se colocar contra sua aprovação?”)
- Ameaça de perda de eleição de quem não apoiar (“A gente se vê nas urnas…”)
- Conclamação para batalha virtual (“e nas Redes Sociais naquela que promete ser uma das eleições mais acirradas e intensas no uso da Internet de nossa história recente”)
- Demonização do oponente (diversos ataque a Cunha)
- Rotulagem (chamando Cunha de inimigo da cidadania)
- Uso de vídeos para propaganda (divulgação de vídeo do YouTube)
- Esclarecimento da tropa com material para divulgação (indicação de vídeo e site usado para militância)
O objetivo no momento deveria ser um só: derrubar o Marco Governamental da Internet.
Para isso, no entanto, seria muito oportuno que os direitistas depressivos abandonassem ao menos temporariamente suas manias de pregar “Ó céus, ó vida”, em propagandas não-intencionais para o PT, e entendessem que o tipo de discurso a ser usado contra o Marco Governamental da Internet é exatamente do mesmo tipo daquele usado pelo “Onda Vermelha”.
Só que em direção oposta, evidentemente.
Se fizerem isso, o PT perderá seu maior aliado neste momento: o direitista depressivo. Pois o PMDB está aí, pronto para ser influenciado por uma multidão de pessoas da direita que se dispuserem a entrar em campo com a mesma assertividade do “Onda Vermelha”.
E, repito, em direção oposta a deste último. (Em tempo: ele postou de forma anônima, portanto aquele que diz que “não pode participar pois pode perder amizades” não tem desculpas)
E agora, quais serão seus próximos passos nas batalhas políticas contra o Marco Governamental da Internet?
Nenhum comentário:
Postar um comentário