domingo, 6 de julho de 2014

Capital de SP puxa 'epidemia' de roubos; Estado bate recorde



A explosão de roubos na capital e região metropolitana levou o Estado de São Paulo a bater, em maio, o recorde desse tipo de crime. 

Nunca se roubou tanto em um único mês desde 2001, ano em que o crime começou a ser contabilizado com a atual metodologia. 

Foram mais de 28 mil assaltos registrados em maio no Estado, 9.000 a mais do que a média mensal de todos os anos anteriores -a estatística exclui roubos de veículos e a bancos, contabilizados à parte pelo governo. O número de casos por dia passou de 637, entre 2001 e 2013, para 914. 

Especialistas dizem que o crescimento está ligado a falhas no policiamento. 


Editoria de Arte/Folhapress
O secretário da Segurança, Fernando Grella, afirma que o Estado está estudando o fenômeno e deve promover mudanças na polícia. 

O número de roubos cresceu em 11 das 12 macrorregiões do Estado entre janeiro e maio em comparação com o mesmo período de 2013. 

A alta na capital paulista foi a maior, de 42%. Dos 93 distritos policiais da cidade, 89 tiveram piora. 

EPIDEMIA
A "epidemia" de roubos vivida por São Paulo vem se agravando desde o início do ano, quando o Estado passou a bater recordes seguidos. 

Antes de 2014, o pico histórico do crime havia sido no mês de março de 2009, com 23.477 casos. Em nenhum mês de 2014 o número ficou abaixo dos 25 mil. 

No início de 2009, o governo paulista explicou o crescimento dos crimes até então como resultado do aumento de armas em circulação e do desempenho fraco da economia no país, reflexo da crise internacional de 2008. 

Atualmente, a Secretaria da Segurança Pública afirma que parte da explosão de roubos pode ser explicada pela implantação da delegacia eletrônica. Desde dezembro de 2013, é possível registrar roubos pela internet. 

Com isso, caiu o número de vítimas que desistem de prestar queixa. 

A alta de roubos no Estado foi de 33% na comparação entre janeiro e maio de 2013 e de 2014. Segundo projeção do governo, sem a delegacia eletrônica, teria sido de 12%.
Mesmo assim, o número de casos ficaria em 23.717 e continuaria sendo um recorde.

Em maio deste ano, completaram-se 12 meses de altas consecutivas nos roubos. Não é a primeira vez que isso acontece no Estado. De outubro de 2008 a novembro de 2009, houve aumentos seguidos por 13 meses, mas os percentuais eram menos vultosos. 





Comentários


VampirishV


No senso comum geral da populacao, pode-se ganhar o dia dando golpes nos outros, tirando vantagem das situacoes. O cidadao comum que segue as leis tem dificuldades para adquirir o porte de arma e, quando consegue, pensa 2x antes de dar um tiro. A lei protege quem esta no erro. Quem tem o que perder, quem se preocupa com cpf-rg, nao atira. Em suma, quem esta no erro sabe que pode mais. Exemplos dentro e fora do governo nao faltam: estar no erro e estar em vantagem. O exemplo vem de cima.

drou


O que vem acontecendo no Morumbi é um absurdo. Pontos de assalto em que os mesmos assaltantes atuam nos mesmos horários por mais de 50 vezes e a polícia banana nada faz. Tudo registrado por câmeras. Não há polícia na rua. Mas quando é para abafar manifestação pacífica ou comemorações, centenas dos "machões" truculentos aparecem. Tem que limar esse secretário e todo o comando da PM. E abra o olho Alckkim. As eleições estão aí

HAC


todos os anos em que ha e le i co es o PCC atraves de seu ramo legalizado (o pee tee) faz um trabalho de ataques a populacao do Estado para tentar ganhar o pl e i to







Nenhum comentário: