Um dos mais polêmicos candidatos nas
últimas eleições municipais de Florianópolis está de volta.
O presidente
THC, personagem utilizado por Lucas de Oliveira para defender a
descriminalização da maconha lançou a campanha para o cargo de deputado
federal pelo PSDB.
Presidente THC é uma clara referência ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e, principalmente, ao princípio ativo da cannabis. Nas últimas eleições, Oliveira causou polêmica ao utilizar bonecos gigantes e gritar maconha pelas ruas da cidade.
O bordão “bota um da massa” foi alvo de denúncias por parte da Promotoria Eleitoral, que moveu dez processos judiciais contra o tucano, incluindo um por suposta apologia ao uso do entorpecente e uma acusação de estimular adolescentes a usar drogas. Dois correligionários chegaram a ser presos e os bonecos gigantes apreendidos. Ao final, o candidato foi absolvido, conquistou 1.115 votos, mas não conseguiu uma vaga no Legislativo.
Na tarde desta sexta, o presidente THC reuniu militantes
na escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis.
O ato serviu
marcar o início de sua campanha. “A nossa campanha é muito mais cultural
do que político-partidária”, disse. “Queremos debater o tema, que já
ganhou força no Uruguai e nos Estados Unidos, com o controle do estado
sobre a maconha.”
A aposta desta vez é mais ousada. Ele promete usar novas
“tecnologias” para chamar a atenção sobre o tema na campanha. Segundo o
tucano, a sociedade precisa debater a questão da maconha de uma maneira
mais ampla. “Minha campanha começou em 2012 e sofremos pela ação de
forças estranhas e pela perseguição, o que foi completamente
antidemocrático e nos remeteu à ditadura”, afirmou.
“A palavra maconha
engloba muitas outras coisas, como educação, segurança e,
principalmente, saúde. Queremos fazer uma política diferente e, por
isso, nossa campanha vai fazer com que maconheiros e famílias busquem
coisas positivas para a sociedade.”
Além dos tradicionais bonecos gigantes – que foram
apreendidos pela Justiça Eleitoral, em 2010, e não devolvidos – o
presidente THC promete inovações na campanha deste ano. Ele não dá o
“pulo do gato”, mas afirma que irá realizar ações para promover o debate
sobre a questão da cannabis ao longo de sua campanha.
“Vamos
organizar nossa campanha com marketing de guerrilha, completamente
diferente dessa campanha de cartazes, faixas e caixa dois, que estamos
acostumados e que não concordamos”, disse. “Está brotando uma nova
política com geração que já nasce sabendo sobre tecnologia. Política não
pode ser mais um rincão onde se troca voto por favores. É preciso que
os maconheiros e a galera da paz e do amor entrem na política.”
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