segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Para ter água, moradores usam ligações clandestinas em mananciais


04/08/2014 20h36 - Atualizado em 04/08/2014 20h36


Fonte fica na Serra de São Domingos em Poços de Caldas, MG.
Segundo moradores, situação existiria há mais de 30 anos.

Do G1 Sul de Minas
Mais de 40 casas usam ligações clandestinas para não pagar água no bairro Santana do Pedregal em Poços de Caldas (MG). A fonte da Serra de São Domingos, área de preservação ambiental da cidade, é usada pelos moradores, que alegam a falta de atendimento por parte do Departamento Municipal de Abastecimento e Esgoto (DMAE). A prefeitura afirma que oferece abastecimento para o bairro.


Segundo o coordenador da Defesa Civil de Poços de Caldas, Benedito Domingos, a irregularidade pode prejudicar os mananciais existentes na região. "Isso é um crime ambiental. Estão tirando água da reserva", diz o coordenador, que identificou, pelo menos, 20 ligações clandestinas na região.


Na Rua Benedito Ramos Reis, no bairro Santana do Pedregal, os moradores contam que ao menos 40 casas são abastecidas por esse tipo de captação, situação com a qual convivem há mais de 30 anos. "Não existe pressão para a água subir aqui. A rua de baixo recebe e aqui não", relata um dos moradores, seu Romildo.


O gerente de planejamento do DMAE, Luiz Renê Ballerini, diz que o dever do órgão é atender toda a população, mas não vai obrigar ninguém a instalar padrões de água porque não vê irregularidade na captação feita no bairro.


A Polícia Militar do Meio Ambiente informou que fará uma averiguação na área da serra para saber se existe alguma irregularidade.


Mais de 40 casas de bairro em Poços de Caldas usam ligações clandestinas  (Foto: Reprodução EPTV)Mais de 40 casas de bairro em Poços de Caldas usam ligações clandestinas

Nenhum comentário: