Resolvi acompanhar o horário eleitoral hoje à noite, mostrando o programa inicial dos candidatos Dilma e Aécio. Infelizmente, o começo não foi nada bom para o tucano.
Eu espero sinceramente uma mudança de rumo na campanha de Aécio a partir de amanhã.
Entre os erros graves cometidos pela equipe que montou seu programa, ele perdeu simplesmente 2 minutos com musiquinhas que não significaram absolutamente nada. Um verdadeiro desperdício de tempo.
Nos quesitos técnicos (de acordo com os paradigmas de guerra política), o programa de Dilma foi um espetáculo.
O marqueteiro de Dilma não precisou nem sequer utilizar Lula. Bastou usar símbolos de medo e esperança o tempo todo, intercalando propostas novas com ataques contundentes à Aécio e o PSDB. Em alguns momentos, os ataques vinham sempre em sincronia com símbolos de esperança.
Exemplo: “Eu represento X, ele, ao contrário, representa Y; eu fiz Z, ele, ao contrário, fez W”.
Veja uma lista de frames de ataque lançados por Dilma:
- Aécio não foi eleito em MG, então seu povo não o apoia
- FHC quebrou país três vezes
- FHC privatizou empresas
- FHC causou desemprego
- FHC se curvou ao FMI
- FHC esqueceu os mais pobres
- O PSDB não investiu na área social e nem na infraestrutura
- O Brasil do PSDB varria tudo para baixo do tapete
- FHC era apático e insensível ao povo
- FHC chamou os aposentados de vagabundos
- FHC atacou chamou os eleitores do PT de ignorantes
- O Brasil era o segundo país do mundo em desemprego no governo FHC
- O Brasil tinha 50 milhões de indigentes no governo FHC
- O governo do PT resolve corrupção, ao contrário de FHC
- FHC produziu além de desemprego, arrocho salarial
- Só o PT tem propostas concretas para arrumar a corrupção
- Hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia
Veja agora os frames de ataque lançados por Aécio:
- Os brasileiros querem mudar o que está aí, e representamos a mudança
- O povo está indignado com a má política
- O PT não tem limites em seu projeto de poder
- O governo atual é ineficiente
- Dilma pegou um país que ia bem e entregou em recessão
- Dilma aumentou o número de ministérios de cargos públicos
- Dilma diz que a culpa do problema é do mundo, o que está errado
Por exemplo, se Aécio é uma mudança, como ele vai “tocar” o coração das pessoas se não apresentou pontos contundentes de ataque ao governo de Dilma? Para que mudar algo que não é tão ruim? Será que eles acham que o eleitor deve adivinhar o que está ruim?
Mas nem tudo foi desastroso no programa de Aécio. A exibição do início da carreira do candidato, junto a Tancredo, pegou bem. Outro bom momento ficou perto do final, quando ele mostrou as novas alianças do PSDB, o que dá um tom de “crescendo” à campanha. Basicamente, é o uso do efeito dominó, presente não apenas no ser humano, como nos demais animais.
Mas é claro que a falta de ataques é imperdoável. Em um dos aspectos mais importantes da guerra política, simplesmente não foi um bom começo do uso do horário eleitoral.
Não é motivo para desespero, claro, pois o estado atual das coisas é sinistro para Dilma, com o aumento da inflação e as notícias mostrando as delações premiadas de Youssef e Costa. E mesmo com uma ótima campanha, as notícias da mídia podem ser suficientes para derrubar o PT. Mas um alerta deve ficar claro para a campanha tucana: a campanha de Dilma hoje deu um show de competência.
Como já disse antes, espero que eles mudem o tom das coisas, pois nos debates Aécio Neves tem ganho de lavada de Dilma Rousseff, destoando completamente deste programa aguado.
E os programas eleitorais de 09/10? Ei-los…
No post de ontem, avaliando os programas eleitorais de início do segundo turno de Aécio e Dilma, ficaram faltando os vídeos. Agora corrijo o problema.
Abaixo o vídeo do programa de Dilma:
E você, concorda com a avaliação? Terei sido muito duro com o programa de Aécio?
Em tempo, seguem respostas que deveriam ser dadas à Dilma, para os próximos programas (é bem melhor que usar musiquinhas):
Sobre os mísseis lançados por Dilma no programa do PT de hoje (conforme falei, eles começaram atacando, e o PSDB foi “light”), eis o que pode ser lembrado nos próximos programas, neste tom:
1. Aécio foi eleito em São Bernardo do Campo, sede do PT. Logo, quem conhece o PT os rejeita. Aécio venceu até em Santo André, cidade onde o PT reinou por muito tempo e onde Celso Daniel foi assassinado.
2. Dilma disse que “FHC quebrou país três vezes”, demonstrando incapacidade de gestão, pois nem sabe avaliar a situação de 900% de inflação que FHC pegou e entregou o país estável. Qualquer gerente sério saberia avaliar o resultado final, a partir de uma situação caótica inicial. [mostrar que Dilma também mente pois no passado ela homenageou FHC pela estabilidade]
3. Por causa da privatização, hoje o cidadão humilde pode comprar telefones, antes não podia. A privatização de serviços como telefonia ajudou o povo. Também é preciso reestatizar a Petrobrás, pois o petróleo é do povo brasileiro, não do PT.
4. O Brasil do PT hoje paga juros mais altos na dívida interna do que o Brasil pagava ao FMI, que sempre emprestava juros baixos. Ao priorizar aumentar a dívida pública interna, o PT optou por gastar mais e prejudicar o povo que depende de dinheiro público.
5. O PT é tão insensível ao sofrimento do povo que votou contra o Plano Real, que permitiu que FHC criasse Bolsa Escola e Bolsa Alimentação. Quando Aécio propôs melhorar o Bolsa Família, tornando-o um programa de estado (para evitar que o PT siga fazendo chantagem e ameace o povo), o PT foi contra. O Bolsa Família hoje existe apesar do PT.
6. PT distorce os fatos sobre a previdência ao mencionar algo que FHC jamais disse: “que os aposentados são vagabundos”. Na verdade, havia um comentário citando pessoas que se aproveitavam de fragilidades na lei para aposentar cedo demais. As regras mudaram e FHC salvou a previdência. Como sempre, o PT foi contra, o que iria prejudicar todos os aposentados. Se eles não se importam com os pobres, também não se importaram com os aposentados.
7. O PT diz que FHC chamou “os eleitores do PT de ignorantes”. É mais justo chamar alguém de vítima de desinformação do que ignorante, mas o termo não está errado. Mas em uma coisa o PT está certo: é injusto dizer que todos são ignorantes. Existem alguns que são deliberadamente desonestos, como a companheirada, que é um bom contingente de eleitores petistas.
8. Sobre desemprego, FHC sempre atuou com indicadores reais, ao contrário do PT, que tem uma inflação de mais de 10% ao ano (conforme o DIEESE) e usa um indicador irreal do IBGE, de 5,3%, somente para enganar o povo. Quem faz isso é cruel e insensível com o sofrimento da população.
9. O governo do PT mente ao dizer que “investiga corrupção”, pois essa é uma atribuição da PF, não do governo. Uma prova disso é que quando pediu para ter acesso à delação premiada de Paulo Roberto Costa, a PF negou. O governo petista é um investigado pela PF, não alguém “que manda investigar”.
10. O PT disse que “hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia”. Só faltou eles dizerem que o juiz Joaquim Barbosa é negro e de origem e sempre existiu, assim como vários outros negros que conseguiram sucesso.
E um membro da Comitê de Ética do PT ameaçou Barbosa de morte.
O PT como sempre desrespeita os pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário