sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Avaliação: horário eleitoral 09/10

dilmaaecio
Resolvi acompanhar o horário eleitoral hoje à noite, mostrando o programa inicial dos candidatos Dilma e Aécio. Infelizmente, o começo não foi nada bom para o tucano.


Eu espero sinceramente uma mudança de rumo na campanha de Aécio a partir de amanhã.

Entre os erros graves cometidos pela equipe que montou seu programa, ele perdeu simplesmente 2 minutos com musiquinhas que não significaram absolutamente nada. Um verdadeiro desperdício de tempo.

Nos quesitos técnicos (de acordo com os paradigmas de guerra política), o programa de Dilma foi um espetáculo.

O marqueteiro de Dilma não precisou nem sequer utilizar Lula. Bastou usar símbolos de medo e esperança o tempo todo, intercalando propostas novas com ataques contundentes à Aécio e o PSDB. Em alguns momentos, os ataques vinham sempre em sincronia com símbolos de esperança.


Exemplo: “Eu represento X, ele, ao contrário, representa Y; eu fiz Z, ele, ao contrário, fez W”.


Veja uma lista de frames de ataque lançados por Dilma:
  1. Aécio não foi eleito em MG, então seu povo não o apoia
  2. FHC quebrou país três vezes
  3. FHC privatizou empresas
  4. FHC causou desemprego
  5. FHC se curvou ao FMI
  6. FHC esqueceu os mais pobres
  7. O PSDB não investiu na área social e nem na infraestrutura
  8. O Brasil do PSDB varria tudo para baixo do tapete
  9. FHC era apático e insensível ao povo
  10. FHC chamou os aposentados de vagabundos
  11. FHC atacou chamou os eleitores do PT de ignorantes
  12. O Brasil era o segundo país do mundo em desemprego no governo FHC
  13. O Brasil tinha 50 milhões de indigentes no governo FHC
  14. O governo do PT resolve corrupção, ao contrário de FHC
  15. FHC produziu além de desemprego, arrocho salarial
  16. Só o PT tem propostas concretas para arrumar a corrupção
  17. Hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia
Ou seja, 17 frames de ataque em 10 minutos de programa. Belíssimo aproveitamento dos 10 minutos disponíveis.

Veja agora os frames de ataque lançados por Aécio:
  1. Os brasileiros querem mudar o que está aí, e representamos a mudança
  2. O povo está indignado com a má política
  3. O PT não tem limites em seu projeto de poder
  4. O governo atual é ineficiente
  5. Dilma pegou um país que ia bem e entregou em recessão
  6. Dilma aumentou o número de ministérios de cargos públicos
  7. Dilma diz que a culpa do problema é do mundo, o que está errado
Acho que os números são claros. Por uma opção deliberada da campanha do PSDB (que incluiu 2 minutos de musiquinha, lembre-se), foi dado à Dilma um potencial de ataque fabuloso. João Santana pode ser um Goebbels, mas está de parabéns.

Por exemplo, se Aécio é uma mudança, como ele vai “tocar” o coração das pessoas se não apresentou pontos contundentes de ataque ao governo de Dilma? Para que mudar algo que não é tão ruim? Será que eles acham que o eleitor deve adivinhar o que está ruim?

Mas nem tudo foi desastroso no programa de Aécio. A exibição do início da carreira do candidato, junto a Tancredo, pegou bem. Outro bom momento ficou perto do final, quando ele mostrou as novas alianças do PSDB, o que dá um tom de “crescendo” à campanha. Basicamente, é o uso do efeito dominó, presente não apenas no ser humano, como nos demais animais.

Mas é claro que a falta de ataques é imperdoável. Em um dos aspectos mais importantes da guerra política, simplesmente não foi um bom começo do uso do horário eleitoral.

Não é motivo para desespero, claro, pois o estado atual das coisas é sinistro para Dilma, com o aumento da inflação e as notícias mostrando as delações premiadas de Youssef e Costa. E mesmo com uma ótima campanha, as notícias da mídia podem ser suficientes para derrubar o PT. Mas um alerta deve ficar claro para a campanha tucana: a campanha de Dilma hoje deu um show de competência.

Como já disse antes, espero que eles mudem o tom das coisas, pois nos debates Aécio Neves tem ganho de lavada de Dilma Rousseff, destoando completamente deste programa aguado.

E os programas eleitorais de 09/10? Ei-los…

dilmecio
No post de ontem, avaliando os programas eleitorais de início do segundo turno de Aécio e Dilma, ficaram faltando os vídeos. Agora corrijo o problema.


Abaixo o vídeo do programa de Dilma:


E aqui está o do programa de Aécio:



Eis aqui o link para o artigo de ontem, onde avaliei ambos os programas.

E você, concorda com a avaliação? Terei sido muito duro com o programa de Aécio?

Em tempo, seguem respostas que deveriam ser dadas à Dilma, para os próximos programas (é bem melhor que usar musiquinhas):

Sobre os mísseis lançados por Dilma no programa do PT de hoje (conforme falei, eles começaram atacando, e o PSDB foi “light”), eis o que pode ser lembrado nos próximos programas, neste tom:

1. Aécio foi eleito em São Bernardo do Campo, sede do PT. Logo, quem conhece o PT os rejeita. Aécio venceu até em Santo André, cidade onde o PT reinou por muito tempo e onde Celso Daniel foi assassinado.

2. Dilma disse que “FHC quebrou país três vezes”, demonstrando incapacidade de gestão, pois nem sabe avaliar a situação de 900% de inflação que FHC pegou e entregou o país estável. Qualquer gerente sério saberia avaliar o resultado final, a partir de uma situação caótica inicial. [mostrar que Dilma também mente pois no passado ela homenageou FHC pela estabilidade]

3. Por causa da privatização, hoje o cidadão humilde pode comprar telefones, antes não podia. A privatização de serviços como telefonia ajudou o povo. Também é preciso reestatizar a Petrobrás, pois o petróleo é do povo brasileiro, não do PT.

4. O Brasil do PT hoje paga juros mais altos na dívida interna do que o Brasil pagava ao FMI, que sempre emprestava juros baixos. Ao priorizar aumentar a dívida pública interna, o PT optou por gastar mais e prejudicar o povo que depende de dinheiro público.

5. O PT é tão insensível ao sofrimento do povo que votou contra o Plano Real, que permitiu que FHC criasse Bolsa Escola e Bolsa Alimentação. Quando Aécio propôs melhorar o Bolsa Família, tornando-o um programa de estado (para evitar que o PT siga fazendo chantagem e ameace o povo), o PT foi contra. O Bolsa Família hoje existe apesar do PT.

6. PT distorce os fatos sobre a previdência ao mencionar algo que FHC jamais disse: “que os aposentados são vagabundos”. Na verdade, havia um comentário citando pessoas que se aproveitavam de fragilidades na lei para aposentar cedo demais. As regras mudaram e FHC salvou a previdência. Como sempre, o PT foi contra, o que iria prejudicar todos os aposentados. Se eles não se importam com os pobres, também não se importaram com os aposentados.

7. O PT diz que FHC chamou “os eleitores do PT de ignorantes”. É mais justo chamar alguém de vítima de desinformação do que ignorante, mas o termo não está errado. Mas em uma coisa o PT está certo: é injusto dizer que todos são ignorantes. Existem alguns que são deliberadamente desonestos, como a companheirada, que é um bom contingente de eleitores petistas.

8. Sobre desemprego, FHC sempre atuou com indicadores reais, ao contrário do PT, que tem uma inflação de mais de 10% ao ano (conforme o DIEESE) e usa um indicador irreal do IBGE, de 5,3%, somente para enganar o povo. Quem faz isso é cruel e insensível com o sofrimento da população.

9. O governo do PT mente ao dizer que “investiga corrupção”, pois essa é uma atribuição da PF, não do governo. Uma prova disso é que quando pediu para ter acesso à delação premiada de Paulo Roberto Costa, a PF negou. O governo petista é um investigado pela PF, não alguém “que manda investigar”.

10. O PT disse que “hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia”. Só faltou eles dizerem que o juiz Joaquim Barbosa é negro e de origem e sempre existiu, assim como vários outros negros que conseguiram sucesso.

E um membro da Comitê de Ética do PT ameaçou Barbosa de morte.

O PT como sempre desrespeita os pobres.

Nenhum comentário: