sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Datafolha para presidente por renda, escolaridade, idade, região, religião e porte do município


  • Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (9) aponta empate técnico na margem de erro entre Aécio Neves (PSDB), com 46% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 44%. É a primeira pesquisa sobre o segundo turno da corrida eleitoral para presidente.

    Renda
     
    A pesquisa mostra que Aécio lidera as intenções de voto em todas as faixas de eleitores com renda familiar superior a dois salários mínimos. Dilma lidera entre os com renda inferior a dois salários.Arte datafolha renda

    Escolaridade 
    Segundo o Datafolha, Aécio tem a maioria dos eleitores com ensino médio e superior, enquanto Dilma lidera entre os com apenas o ensino fundamental completo.Arte datafolha escolaridade


    Faixa etária
    Entre os eleitores jovens, de 16 a 24 anos, Aécio tem 52% das intenções de voto, contra 38% de Dilma. A faixa com eleitores de idade entre 25 a 34 anos é a única em que Dilma aparece numericamente à frente.arte datafolha idade


    Região
    Aécio lidera as intenções de voto no Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, enquanto Dilma está na frente no Nordeste e Norte.Arte datafolha região

     
    Religião
    Entre católicos e evangélicos pentecostais, Dilma e Aécio têm desempenho semelhante. Entre evangélicos não-pentecostais e espíritas, Aécio está na frente. Dilma lidera entre os sem religião.Arte datafolha religião


    Tamanho do município
    Nos municípios de Região Metropolitana e de até 500 mil habitantes, o tucano lidera, enquanto Dilma está na frente em cidades de até 50 mil habitantes.arte datafolha porte do município
    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". 
     
     O Datafolha ouviu 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01068/2014.
  •  
    Renda
    A pesquisa mostra que, entre eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos, Dilma está na frente. Já Aécio lidera entre os com renda superior a cinco salários.ibope rena

    Escolaridade 
    Segundo o Ibope, Aécio tem a maioria dos eleitores com ensino médio e superior, enquanto Dilma lidera entre os com até a 8ª série completa.arte escolaridade ibope
    Faixa etária
    Entre eleitores jovens, de 16 a 24 anos, Aécio tem 50% das intenções de voto, contra 39% de Dilma. Já a petista tem 50% entre eleitores com 55 ou mais, contra 40% de Aécio.ibope idade


    Região
    Aécio lidera as intenções de voto no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, enquanto Dilma está na frente no Nordeste.ibope região

    Religião
    Entre católicos, Dilma tem 46%, e Aécio, 44%. Entre os evangélicos, Aécio tem 49%, e Dilma, 39%.arte religião ibope

    Tamanho do município
    Ainda segundo o Ibope, nas capitais Aécio têm 42% das intenções de voto, e Dilma, 42%. Em cidades do interior, o tucano tem 46%, e a petista, 44%.
    ibope porte município

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.
  • No Ibope e no Datafolha, Aécio tem 46% e Dilma, 44%

    Ibope + Datafolha - 9.10 - vale estaPesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (9) mostram que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 46% das intenções de voto e a candidata do PT, Dilma Rousseff, 44%, no segundo turno da disputa para a Presidência da República. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estão empatados tecnicamente.

    Em votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%, em ambas as pesquisas. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

    Confira todos os números:

    Ibope (veja a pesquisa completa)
    Aécio Neves (PSDB) - 46%
    Dilma Rousseff (PT) - 44%
    Branco/nulo - 6%
    Não sabe/não respondeu - 4%

    VOTOS VÁLIDOS
    Aécio – 51%
    Dilma – 49%

    O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.

    Datafolha (veja a pesquisa completa)
    Aécio Neves (PSDB) - 46%
    Dilma Rousseff (PT) - 44%
    Em branco/nulo/nenhum - 4%
    Não sabe - 6%

    VOTOS VÁLIDOS
    Aécio – 51%
    Dilma – 49%

    O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios nos dias 8 e 9 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01068/2014.
  • Líder, PT perde 18% dos votos para deputado federal; PSDB ultrapassa PMDB

    Votos por partido para deputado federal
    O PT, campeão de votos para deputado federal, teve uma queda de 18,3% nas eleições deste ano em comparação com o pleito de 2010, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há quatro anos, a sigla recebeu 16,6 milhões de votos, número que inclui os nominais e na legenda nos 26 estados e no Distrito Federal. Em 2014, foram 13,5 milhões.

    O PSDB conseguiu ultrapassar o PMDB no número de votos e passar da terceira posição em 2010 para a segunda em 2014. A manobra é consequência da queda acentuada do PMDB: foram 12,7 milhões de votos em 2010, contra 10,8 milhões em 2014, uma baixa de 15,1%. 
     
     
    O PSDB também seguiu a tendência negativa, mas de forma mais suave. O número de votos passou de 11,5 milhões para 11,1 milhões, queda de 3,6%
     
     
    Dos 32 partidos, 15 tiveram menos votos neste ano que em 2010. A maior queda foi registrada pelo PMN (58%). Doze siglas ganharam votos em 2014, sendo o PTN o destaque, com alta de 290,5%. Outros cinco partidos foram criados após 2010, o que impossibilita a comparação.

     
    Votos x cadeiras
    O número de cadeiras que cada partido ganha na Câmara dos Deputados não é determinado apenas a partir do total de votos que a sigla recebeu. Votos na coligação, na legenda e no candidato são levados em consideração para fazer a conta. Por isso, é possível que um partido tenha mais votos que outro, mas menos cadeiras. Saiba mais.
     
    Mesmo sendo o segundo no número de votos, o PSDB é o terceiro no número de cadeiras - 54, contra 66 do PMDB e 70 do PT. O mesmo acontece com o PSB, que é o 4º em votos (6,3 milhões), mas o 6º em cadeiras (34). Já o PSD é o 4º em cadeiras (37) mesmo sendo o 6º em votos (6 milhões). O PT é o líder em ambos os quesitos.
  • Dilma vence em cidades pequenas, e Aécio, nas grandes; veja mapa

    arte presidente mapa


    Dados da apuração das urnas mostram Dilma Rousseff (PT) se saiu melhor em cidades de até 50 mil habitantes no primeiro turno das eleições presidenciais, enquanto Aécio Neves (PSDB) teve maior êxito nas cidades de mais de 500 mil habitantes. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


    Nas capitais, o desempenho foi parecido, mas o tucano obteve 800 mil votos a mais. Já nas cidades de até 50 mil, a diferença foi de 7,24 milhões de votos de vantagem para a petista.


    Veja votação para presidente em cada estado e cidade do país

    Veja voto para presidente nas capitais e cidades grandes
  • PSDB é sigla com mais votos para governador pela 3ª eleição seguida

    Votos por partido para governador
    O PSDB é o partido que recebeu a maior quantidade de votos no 1º turno das disputas para governador deste ano, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 26.050.143, o que representa 26,64% dos votos válidos. Em segundo lugar está o PMDB, com 22.796.294 (23,32%) e, em terceiro, o PT, com 22.243.721 (22,75%).


    Esta é a terceira eleição consecutiva que o PSDB lidera o ranking de mais votos dos partidos no 1º turno. Em relação a 2010, porém, o percentual de votos válidos da sigla caiu - de 28,92% há quatro anos para os atuais 26,64%. Ao mesmo tempo, os índices do PMDB e do PT subiram - de 18,25% para 23,32%, e de 20,14% para 22,75%, respectivamente. 

Nenhum comentário: