domingo, 4 de janeiro de 2015
Não sou economista nem alarmista, mas alguns números são assustadores
e qualquer pessoa que tenha um mínimo de raciocínio lógico entra em
pânico ao relacioná-los entre si.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014 deve fechar sem crescimento, em R$ 4,80 trilhões. Se crescer 0,7% em 2015, chegará R$ 4,83 bilhões. A meta do governo Dilma 2 é fazer 1,2% de superavit fiscal neste ano. Sendo assim, terá que economizar cerca de R$ 60 bilhões ou dar outro golpe na Constituição Federal como o fez com a aprovação do PLN 36.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014 deve fechar sem crescimento, em R$ 4,80 trilhões. Se crescer 0,7% em 2015, chegará R$ 4,83 bilhões. A meta do governo Dilma 2 é fazer 1,2% de superavit fiscal neste ano. Sendo assim, terá que economizar cerca de R$ 60 bilhões ou dar outro golpe na Constituição Federal como o fez com a aprovação do PLN 36.
Para 2016 e 2017, a equipe econômica prevê um superavit de 2%, o que
elevaria a poupança para R$ 100 bilhões. Há, então, um corte de mais
outros R$ 40 bilhões a ser feito neste ano e mantido para os próximos
dois anos. Não é tarefa fácil, tendo em vista que o governo continua
gastando mais do que o país produz. E que 2014 já deixou um rombo de
outros R$ 40 bilhões.
O primeiro corte foi feito na carne do trabalhador mais pobre, nos
benefícios trabalhistas, atacando seguro-desemprego, pensões e abonos.
Isso deve gerar uma economia de R$ 18 bilhões. Ainda falta cortar R$ 22
bilhões. Onde? Ninguém sabe. Então a saída é aumentar impostos, num país
cuja a carga tributária alcançou 37,65% do PIB. Aumentar impostos sobre
uma economia combalida, sem competitividade e com vendas em queda é
tiro no pé. Sem esquecer que o parco crescimento dos últimos anos foi
inflado por bilhões e bilhões de subsídios, agora cortados.
O desemprego irá aumentar pela simples migração do seguro desemprego
para as filas em busca de vagas. A redução do seguro-desemprego vai
afetar cerca de dois milhões de vagas durante 2015. É um conjunto de
notícias terríveis para o país, fruto da conta que pagamos desde 2008
para eleger Dilma 1 e que continuamos a pagar por ter eleito Dilma 2.
O Brasil miserável, idiota e desinformado, garantiu estas duas eleições. São os primeiros a pagar o preço. O que não deixa de ser justo.
O Brasil miserável, idiota e desinformado, garantiu estas duas eleições. São os primeiros a pagar o preço. O que não deixa de ser justo.
Hoje o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, deu entrevista
para a Folha de São Paulo. Ontem ele teve que publicar nota negando que
vá mexer no salário mínimo, por ordem de Dilma Rousseff. O PT não quer
fazer o tema de casa, qual seja cortar despesas e arcar com as
consequências políticas. O país pode estar caindo num poço sem fundo e
num beco sem saída. Abaixo, a entrevista.
FOLHA- Ministro, a presidente Dilma prometeu não cortar direitos
trabalhistas na campanha. Agora, reeleita, assumiu o discurso da
necessidade de ajustes na política econômica e cortou benefícios
trabalhistas e previdenciários. Não foi uma quebra de compromisso?
NELSON BARBOSA - Em primeiro lugar, é bom lembrar, as primeiras
medidas anunciadas foram relacionadas ao crédito, com elevação da TJLP
[taxa de juros de longo prazo] e a revisão das condições de
financiamento por parte do BNDES. Na sequência disso, houve a
recomposição do IPI para automóveis e aprovação de um novo modelo de
tributação de bebidas frias.
Em terceiro lugar, foram anunciados alguns ajustes em alguns programas
sociais, que não representam revogação de direitos trabalhistas, mas a
adequação deles à nova realidade social e fiscal do Brasil.
Todos estes programas continuam, abono salarial, seguro-desemprego,
pensão pós-morte, o que houve foi uma correção de alguns excessos e
distorções identificados há bastante tempo e cuja correção contribui
para a viabilidade destes direitos trabalhistas no futuro.
Por que não foram feitos antes?
Não sou a pessoa mais qualificada para dizer por que não foram adotadas
antes, mas posso dizer que são necessárias, vão contribuir para a
recuperação do equilíbrio fiscal no próximos anos.
Qual foi a principal distorção encontrada?
Em primeiro lugar, do foco das pensões pós-morte. O Brasil tinha uma
legislação de pensão pós-morte das mais generosas do mundo, era um dos
poucos países do mundo em que a pessoa poderia ter uma pensão vitalícia
contribuindo por apenas um mês. Corrigimos isto. Tem de ser feita pelo
menos 24 contribuições.
O que é altamente justo e garante a viabilidade
do programa da pensão pós-morte para todos.
Até a adoção das medidas, o tempo de casamento não tinha um critério
estabelecido. Agora, estamos definindo 24 meses de casamento ou união
estável, seguindo uma prática internacional.
E a terceira medida de correção é a proporcionalidade do benefício. Em
132 países que avaliamos, na maioria a recomposição não é integral, é
entre 60% e 80% do valor do benefício.
Sindicalistas criticaram as mudanças no seguro-desemprego num momento
de aperto na economia, em que o desemprego pode subir. O que acha desta
crítica?
Nós não estamos cortando nenhum benefício, tem de ficar claro. Estamos
ajustando as regras de benefícios existentes à nova realidade fiscal e
social do país. Nosso levantamento da concessão de seguro-desemprego
demonstrou que cerca de 72% a 74% dos benefícios solicitados era o
primeiro benefício de pessoas mais jovens, de até 24 anos, devido à
formalização.
Dada a situação fiscal, nós achamos que a pessoa tem de contribuir por
18 meses, num período de 24 meses. Hoje é de seis meses. Hoje havia uma
distorção, para requerer o benefício pela primeira vez precisava ter
trabalhado apenas seis meses.
E depois do segundo tinha de esperar 16 meses e neles trabalhar seis
meses. O primeiro pedido tinha regras mais flexíveis do que o segundo e o
terceiro.
O pagamento integral do abono salarial não era um estímulo de rotatividade?
É um programa dos anos 70 e que, na regra anterior, concedia um salário
mínimo adicional a todos trabalhadores que ganham até dois salários
mínimos, independentemente do tempo trabalhado.
Para o abono não valia a regra do 13º, que é proporcional. O abono era
integral. Isto é injusto, qualquer pessoa com bom senso sabe que é
injusto.
Estamos apenas adotando a mesma lógica do 13° para o abono salarial e
colocando uma carência de seis meses, o que, diante da restrição fiscal,
é uma medida necessária e ajuda a preservar todos os programas sociais
do governo.
Faltava então controle dentro do governo nestes benefícios?
No caso do abono, ele foi criado num período em que o salário mínimo era
muito baixo, não tinha Bolsa Família, inflação era hiperinflação, não
havia muitos programas sociais no Brasil. Ele foi permanecendo. Não
estou aqui para dizer de quem é a culpa.
Hoje, a formatação anterior está superada, temos outros programas, como
Bolsa Família. Política social é sempre mantida e aprimorada e sendo
adequada à evolução da própria sociedade.
O próprio programa Bolsa Família é sempre ajustado. A política social
passa por evolução, sem perda de direitos, você vai adequando os
benefícios à realidade da economia e da sociedade.
Há espaço de negociação destas regras no Congresso ou têm de ser aprovadas como apresentadas?
Nós consideramos estas medidas necessárias dentro do contexto
macroeconômico deste ano. Segundo nossos cálculos, estas medidas
proporcionam uma economia de R$ 18 bilhões, uma redução permanente do
gasto obrigatório do governo de cerca de 0,3% do PIB (Produto Interno
Bruto) estimado para 2015.
Uma redução de gasto obrigatório e permanente, o que abre espaço para
aumentar o resultado primário e para continuar outras políticas sociais,
educacionais e de salário mínimo. Vamos defendê-las no Congresso
Nacional e ouvir a opinião dos parlamentares, que darão a palavra final.
Esta previsão de economia não é muito otimista. Como chegaram a este cálculo?
É uma previsão realista, metade dela é no seguro-desemprego, cerca de R$
9 bilhões, tomando como base as concessões deste benefício nos últimos
anos. Cerca de R$ 2 bilhões nas mudanças de auxílio-doença e pensão
pós-morte. No abono salarial, é o restante, R$ 7 bilhões.
A realidade fiscal forçou esta revisão dos benefícios?
A realidade fiscal forçou, mas independentemente dela as pessoas sabem
quando alguma coisa está em excesso. Uma pessoa de vinte anos receber
uma pensão vitalícia devido ao falecimento de seu cônjuge não é um
benefício adequado.
Óbvio que a pessoa precisa de uma assistência, terá o benefício por três
anos e terá tempo para se inserir no mercado de trabalho pelas novas
regras.
Como vocês vão conseguir atingir a meta de economia de gastos de 1,2% do PIB neste ano?
Temos os R$ 18 bilhões de redução de gastos com os benefícios, vamos ver
quanto será preciso contingenciar [bloquear] verbas do Orçamento. Posso
dizer que esse reequilíbrio fiscal será feito de uma forma justa, com
uma divisão entre receitas e despesas, a maior parte concentrada em
despesas, mas também envolve algum aumento de receita.
A palavra que mais se ouve nos últimos dias é ajuste, a presidente
tocou nela, o sr. também. É um ano de muito sacrifício de 2015?
É um ano de normalização e reequilíbrio. De corrigir alguns excessos e
adaptar a política econômica à nova realidade brasileira e
internacional. Esta adaptação exige algumas medidas restritivas no curto
prazo, mas expansionistas no médio prazo.
Porque estas medidas, ao permitir a recuperação do resultado primário do
governo e a redução da inflação, criam as condições para aceleração do
crescimento, com maior estabilidade, com maior confiança.
Não houve um exagero de gastos nos últimos anos?
Eu quero falar para a frente, não cabe a mim fazer julgamentos do
passado. Eu estou aqui para resolver os problemas para o futuro, a
medida cumpriu o seu papel e atingiu o seu limite, é hora de adaptar a
política fiscal às novas circunstâncias do Brasil, o que vai viabilizar
crescimento no médio prazo.
O governo pode adotar uma regra de limitar o crescimento dos gastos públicos em relação à evolução do PIB?
As metas fiscais deste e dos próximos anos já foram anunciadas, 1,2% do
PIB neste ano ano e 2% nos dois próximos anos. Há uma discussão na
sociedade se além da meta de superávit primário faz sentido se colocar
uma meta de crescimento do gasto global em linha com o PIB.
Posso dizer que vamos trabalhar para que o gasto do governo cresça em
linha com o PIB ou ligeiramente abaixo do PIB nos próximos anos.
Transformar numa regra formal envolve várias discussões, que vamos
querer ter, mas não há uma definição formal, porque cada gasto tem sua
dinâmica.
Mas há um compromisso de se buscar limitar o gasto ao crescimento da economia?
Sim, em linha ou abaixo do crescimento da economia.
Nos últimos anos vinha crescendo acima?
Sim, cresceu mais porque o crescimento da economia desacelerou e a
despesa pública cumpriu seu papel anticíclico. Nos últimos anos a
despesa pública cresceu bem acima do crescimento real do PIB,
momentaneamente isto é necessário, mas a longo prazo isto é
insustentável.
A longo prazo, o princípio básico é que despesa pública cresça em linha
ou abaixo com o crescimento da economia. Agora, se isto vai ser
traduzido numa regra formal, na LDO, é algo ainda a ser discutido, vamos
checar se teremos de formalizar, mas estamos fazendo isto na prática. É
nossa meta.
Primeiro, vamos estabilizar o crescimento, depois reduzir em proporção
do PIB. A filosofia da nova equipe é criar condições para que o gasto do
governo cresça em linha com o PIB. No curto prazo pode ainda crescer,
devido a compromissos assumidos.
E o limite para folha de pagamento?
Esta é uma ideia que já foi aprovada no Senado, mas na Câmara ainda não.
Esta é uma proposta interessante e correta, de fixar um limite para o
crescimento real da folha de pagamento, mas estamos começando um novo
governo e ainda vamos analisar.
Mas nosso princípio é continuar reduzindo a folha de pagamento em
relação ao PIB, num período de quatro anos. Isto ocorreu no primeiro
mandato da presidente Dilma e pretendemos continuar.
O sr. fez a proposta de simplificação do PIS/Cofins, há espaço fiscal para isto?
Nós estamos vivendo uma situação de restrição fiscal, que trabalhamos
para que seja momentânea, mas neste momento não é adequado falar de
grandes desonerações ou grande medidas tributárias que envolvam perda de
receita.
O represamento de preços prejudicou a economia por ter criado uma inflação artificialmente menor e prejudicou a receita do governo, porque reduziu o faturamento de estatais. A realidade tarifária vai ajudar o governo?
O ajuste dos preços administrados à nova realidade da economia, como
gasolina, água, energia, transporte público, é parte necessária do
funcionamento de qualquer economia. Qualquer economia de mercado
funciona à base do preço. Ele é o principal mecanismo de incentivo e de
sinalização em qualquer economia de mercado.
Por maior que seja o efeito restritivo de algum ajuste de preços no
curto prazo, ele é que viabiliza a reorganização da economia para
produzir mais aquilo que está caro e menos o que está barato. Este
realinhamento vai tornar rentáveis várias atividades, viabilizando
vários investimentos e promovendo ampla recuperação da economia
rapidamente. Deixa o sistema de preços funcionar que a economia
responde.
Isto já está acontecendo, vários preços começaram a ser realinhados, já
no último ano do primeiro mandato da presidente Dilma, quando você teve
um realinhamento da taxa de câmbio promovido pelo mercado, reajuste do
preço de energia, reajustes mais recentes de preços combustíveis, isto é
o funcionamento natural de qualquer economia.
A realidade tarifária vai ser positiva para economia?
A realidade tarifária vai ser positiva, com certeza, à medida que o
tempo passa. O primeiro impacto é restritivo, os subsequentes são
positivos.
Foi um erro fazer este represamento?
Estou aqui para trabalhar daqui para a frente, não cabe a mim fazer julgamento do passado.
Estamos num período de transição e ajuste?
Às vezes uma medida, que tem impacto restritivo no curto prazo, é
expansionista se considerar todo seu período de efeito, porque viabiliza
investimentos novos, mais crescimento, reduz incerteza sobre futuro e
gera incentivo para que empresas e trabalhadores voltem a investir e
consumir. Estamos com um plano de quatro anos, não é um ano.
Neste início ele exige medidas que podem ter eventualmente impacto
restritivo, mas que têm impacto expansionista ao longo do tempo.
Até quando será o período de ajuste?
Temos como política trabalhar com a previsão média do mercado, que prevê
um crescimento ainda lento em 2015, recuperando-se no final de 2015 e
entrando em 2016 com um crescimento mais alto.
A deterioração fiscal dos últimos anos leva a um risco de perda do grau de investimento do país?
Ainda não conversei com as agências de classificação de risco, pretendo
fazê-lo, juntamente com a equipe econômica. É um risco que alguns
analistas colocam, mas tenho certeza que vamos conseguir eliminá-lo.
O importante para manutenção do grau de investimento é a confiança numa
trajetória fiscal consistente no longo prazo. Não é o resultado de um
mês, de um ano, que garante uma boa avaliação, é a confiança que você
tem numa política fiscal equilibrada ao longo de vários anos.
Isto é perfeitamente entendido pelas agências classificadoras de risco.
Não há estabilidade econômica sem crescimento econômico, como não há
crescimento econômico sem estabilidade.
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