quinta-feira, 9 de julho de 2015

Parques, uma solução para amenizar o ruido dos aviões no Park Way e no Lago Sul?Pena que a INFRAMERICA esteja DESMATANDO em vez construir parques.



JARDIM ESPECIAL REDUZ PELA METADE RUÍDO DE AEROPORTO

Construções em forma de sulcos ao redor de aeroporto na Holanda detém o ruído dos aviões


   
O jardim "Buitenschot Land Art Park" ocupa uma área de 810.000 m² ao redor do aeroporto de Amsterdã (Foto - Schiphol Group)
O jardim “Buitenschot Land Art Park” ocupa uma área de 810.000 m² ao redor do aeroporto de Amsterdã (Foto – Schiphol Group)
Arquitetos, engenheiros e designers holandeses encontraram uma forma sustentável de reduzir o nível de ruído ao redor de um aeroporto: construíram um jardim. Não é um colorido jardim de tulipas holandês, mas sim uma espécie de paisagem labiríntica formada por diversos cumes de variados níveis.
O primeiro desses jardins foi construído ao redor do Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, e foi chamado “Buitenschot Land Art Park”. O projeto é uma mistura de obra de arte, afinal é assinado pelo artista holandês Paul de Kort, e tem função prática. Segundo seus idealizadores, o jardim de 810 mil metros quadrados reduziu pela metade o nível de ruído ao redor do aeroporto. A medição é feita a partir de 35 pontos de monitoramento.
O aeroporto de Schiphol é a principal porta de entrada internacional da Holanda e também um dos maiores aeroportos da Holanda, com cerca de 1.600 pousos e decolagens todos os dias. Devido a intensa movimentação, moradores da região vem reclamando do barulho desde 2003. Segundo o site Smithsonian, o ruídos dos aviões podia ser ouvido a 30 km de distância.
Plantando o silêncio
Em 2008, enquanto buscavam uma forma de reduzir a “barulheira” de Schiphol, pesquisadores envolvidos na questão descobriram que o nível ruído diminuía nas épocas em que os agricultores da região aravam seus campos, criando sulcos no terrenos. Descobriu-se que esses desníveis absorviam o som. A partir daí bastou apenas criar uma forma “bonita” de instalar a proteção sonora, que deveria ser enorme para obter algum resultado significativo.
Os sulcos do jardim anti-ruído ficam a uma distância segura da pista (Foto - Schiphol Group)
Os sulcos do jardim anti-ruído ficam a uma distância segura da pista (Foto – Schiphol Group)
O desenho do Buitenschot Land Art Park do artista Paul de Kort foi inspirado na obra do físico e músico alemão do século XVIII, Ernst Chladni, que havia mostrado a relação entre as formas geométricas e os ruídos. Esse estudo hoje é conhecido como “Figuras Sonoras de Chlandini”.
O projeto do jardim anti-ruído é assinado pelo artista holandês Paul de Kort (Foto - Schiphol Group)
O projeto do jardim anti-ruído é assinado pelo artista holandês Paul de Kort (Foto – Schiphol Group)
As elevações no terreno absorvem a maior parte do ruído do aeroporto (Foto - Schiphol Group)
As elevações no terreno absorvem a maior parte do ruído do aeroporto (Foto – Schiphol Group)



De Kort criou o jardim em Amstedã com ajuda de GPS e traçou 150 sulcos 1,80 metro de profundidade. No meio dessas construções foram construídos parques e ciclovias, enquanto as partes altas foram cobertas com vegetação.
Aeroportos em outras cidades na Europa e nos Estados Unidos também estudam a possibilidade de incorporar essa exótica paisagem “acústica” ao redor de suas instalações.

Comentário

Anonimo
Pena que em Brasília a INFRAMERICA esteja querendo desmatar o Park Way para fazer MAIS CONCESSIONARIAS de automóveis em vez de construir parques para abafar o RUÍDO dos aviões que causam até trepidações nas moradias dos habitantes de algumas quadras.Sem falar do ruído ensurdecedor durante a noite toda!

Desmatar e impermeabilizar!O ruído e a trepidação vão aumentar!
Moradores do Park Way e do Lago Sul durmam enquanto ainda podem!

Nenhum comentário: