quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ótimo discurso do Deputado Daniel Coelho. Serviu para tirar a oposição do estado de hipnose.


Com discurso de esgoto, a presidente golpista tira oposição do estado de hipnose





hipnose
Entre 26 de outubro 2014 e 07 de julho de 2015 praticamente toda a oposição parecia estar sob hipnose. Antes de qualquer coisa, é bom deixar algo claro: por oposição, me refiro a pessoas de direita, de centro e de esquerda moderada. Todos aqueles que se opõem ao projeto do PT.


Mas no que constitui essa hipnose? Acontecia que a cada vez que os petistas lançavam os comandos “golpe” e “golpista”, a oposição não conseguia ter reações de qualquer tipo. Isto nos levou a um cenário bizarro e indesculpável: mesmo que o Partido Totalitário dê golpes à medida que respiram, usam o termo “golpista”, em direção aos seus oponentes, em quantidade maior do que seus oponentes usam a mesma terminologia contra eles. Seria como se tivéssemos dado aos estupradores o direito moral de acusarem pessoas inocentes de “estupro” para que os bandidos pudessem imputar seus crimes nos outros. E tudo com nossa inação.


E antes que alguns direitistas digam: “Ah, mas são tucanos”. Desculpem-me por falar a verdade: na direita, em geral (especialmente aquela que transita nas redes sociais), o uso do termo “golpista” (para se referir ao Partido Totalitário) é raríssimo. Enfim, o fenômeno existe (e não é “coisa de tucanos”), é indesculpável e precisa ser estudado no futuro, no âmbito da ciência política. Vamos seguir com a hipótese de hipnose.


Seja lá como for, Dilma deu o “estalo”, provavelmente sem querer, e despertou a oposição deste estado hipnótico ao usar um discurso do mesmo nível que se usa no esgoto. Ela apelou e usou os mesmos frames de baixo nível utilizados pela BLOSTA (blogosfera estatal). Não foi uma boa estratégia, haja vista que o discurso apelativo, a ser depois reproduzido pelos militantes, é um serviço dos blogs estatais. Não é um recurso para ser usado pela presidente. Mas ela usou.


Eis que adveio um milagre, com Aécio Neves falando que o PT adotou um “discurso golpista” ao tentar desqualificar qualquer ferramenta constitucional para fiscalizar a presidente Dilma Rousseff. Ufa, aí já é um alívio. E não foi só ele. O deputado tucano Daniel Coelho fez um comentário que seria impensável há uma semana atrás (ou seja, antes de Dilma estalar os dedos):


Enfim, agora está nas nossas mãos. O “encantamento” passou. Cabe a nós assumirmos a obrigação moral de usar o termo “golpista”, contra o PT, em quantidade maior do que eles usarem contra todo e qualquer participante da oposição.

Nenhum comentário: