sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Efeitos do desmatamento: 4 imagens chocantes que infelizmente retratam a realidade


Efeitos do desmatamento
When the wood go, wildlife goes”. Ou seja, quanto mais se retira do habitat onde vivem os animais, através do desmatamento, mais os próprios animais são forçados a se retirarem. 


O conceito é impecável, mas parece que ainda não foi totalmente compreendido por tantos. As florestas, se preservadas e geridas de forma sustentável, poderiam contribuir não só para a conservação da biodiversidade, mas também para o crescimento econômico, para a redução da pobreza, para a garantia da segurança alimentar e para resistência à mudança climática.

Foi pensando nisso que o diretor de arte Ganesh Prasad Acharya, juntamente com a copywriter Kaushik Roy Katty, criou uma forte campanha para o Sanctuary Asia, uma das primeiras revistas ambientais na Índia, mostrando como a vida das florestas tropicais está intimamente ligada com a de seus animais. 


Imagens horríveis e brutais, mas que devem ser mostradas para que as vítimas do desmatamento sejam conhecidas, pois, muitas vezes passam por invisíveis em florestas do mundo inteiro. As florestas tropicais possuem até 80% da biodiversidade do mundo, pelo que a sua rápida destruição na América do Sul e na Ásia, é um problema global que não pode subestimado.  


Não há tempo para pensar e muito menos para se discutir: as autoridades têm que colocar em ação a agenda para o desmatamento zero em 2030, prazo já considerado tarde para muitos ambientalistas. Não apenas é possível, como é necessário partir, por exemplo, movimentando-se rumo à meta 2030, começando pelo cumprimento das leis de conservação das florestas e pelo combate à corrupção, além de modificar quadros normativos aqui e ali que não estejam de acordo com o objetivo mundial


 
Infelizmente nós nos incluímos aí. Nosso país não assinou o acordo pelo desmatamento zero e o novo Código Florestal Brasileiro é alvo não só de críticas, como também é apontado como causa do aumento do desmatamento em alguns casos.
Fonte fotos: adsoftheworld.com

Nenhum comentário: