domingo, 2 de fevereiro de 2014

Polícia indicia 16, inclusive o ex governador Paulo Otavio, por suposta fraude em concessão de alvarás no DF


31/01/2014 20h22 - Atualizado em 31/01/2014 20h32



Documento era concedido sem cumprimento de exigências, diz polícia.

Do G1 DF


 O ex-governador do Distrito Federal Paulo Octavio, o empresário Luiz Bezerra, os ex-administradores Carlos Sidney, Carlos Jales e Rubens Tavares e mais 11 pessoas foram indiciados pela por suposta fraude na concessão de alvarás de construção para empreendimentos em Taguatinga e Águas Claras. 

Entre os acusados estão ainda empresários e servidores públicos.

Os ex-adminsitradores de Taguatinga, Carlos Jales, e de Águas Claras, Carlos Sidney, e os servidores das administrações vão responder por associação criminosa, corrupção passiva e falsidade ideológica; Paulo Octavio e Luiz Bezerra, por associação criminosa, corrupção ativa e falsidade ideológica; e Rubens Tavares, por falsidade ideológica.

O diretor de comunicação do Grupo Paulo Octavio nega irregularidades. Na época em que a polícia realizou a operação “Átrio”, de combate ao suposto esquema, o ex-governador afirmou que nunca havia participado de fraudes para a concessão de alvarás.

“Nossa empresa nunca foi procurada por nenhum administrador, pedindo qualquer tipo de ajuda. Há outras empresas também citadas. Acho importante ajudar a polícia nessa investigação”, afirmou.

O G1 não localizou os outros envolvidos no caso para comentar o assunto. Na época em que aconteceram as prisões dos ex-administradores Carlos Sidney e Carlos Jales foram procurados, suspeitos de chefiarem o suposto esquema, os gestores não se pronunciaram. 

O empresário Luiz Bezerra negou participação em irregularidades. Rubens Tavares não foi localizado.

Segundo o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier, os alvarás para construção eram liberados rapidamente, mesmo sem os documentos exigidos, em troca de dinheiro e benefícios a servidores públicos, como vantagens políticas, presentes e possibilidades de emprego.

"Segundo os investigadores, acontecia uma verdadeira bandalheira, ou seja, nada do que era indispensável para uma obra era exigido desses empresários. Em troca disso, havia uma concessão de favores", diz Xavier.


De acordo com a polícia, os administradores emitiam o alvará de construção sem que os empresários cumprissem as normas exigidas. Um exemplo é o shopping JK, empreendimento do Grupo Paulo Octavio.

A corporação informou que o documento foi liberado mesmo sem o relatório de impacto no trânsito do Detran e as autorizações do Corpo de Bombeiros, CEB e Caesb. A policia diz que o grupo chegou a falsificar informações na planta do  prédio.

O inquérito será analisado pelo Ministério Público, que deve decidir se oferece denúncia à Justiça.

Carros da polícia se concentram em frente à administração de Taguatinga; administrador está foragido, diz polícia (Foto: Lucas Salomão/G1) 
Carros da polícia em frente à administração de Taguatinga, durante a operação 'Átrio'
(Foto: Lucas Salomão/G1)
 
A operação “Átrio” foi realizada no início de novembro. Policiais fizeram buscas e apreensões em 13 endereços, entre eles, as administrações de Taguatinga e Águas Claras, onde foram recolhidos documentos e computadores.

Duas mansões no Lago Sul e os hotéis Manhattan e Kubitschek, que pertencem ao ex-governador Paulo Octávio, também foram vasculhados pelos policiais. Na casa do administrador de Águas Claras a polícia apreendeu R$ 50 mil em dinheiro

Nenhum comentário: