domingo, 2 de fevereiro de 2014

OAB cogita ação contra GDF por não barrar 'operação tartaruga'

31/01/2014 21h25

Órgão estuda ação para que governo tome medidas contra a violência.
 

Governo e PM se reuniram nesta sexta; comando promete efetivo na rua.

Do G1 DF

A seção da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal informou nesta sexta-feira (31) que pode entrar com ações judiciais, cíveis e criminais contra o governador Agnelo Queiroz e o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, caso o governo não adote medidas para barrar a 'operação tartaruga' realizada por policiais militares.

Inicialmente, o órgão emitiu nota dizendo que entraria com uma ação civil pública, mas que mudou a postura depois que o comandante da PM, Anderson Moura, afirmou que vai colocar todo o efetivo da corporação nas ruas.

"De qualquer forma, continuaremos a acompanhar essa situação vergonhosa relativa à segurança pública no DF e adotaremos as medidas judiciais necessárias caso não haja efetividade nas providências noticiadas", informou a OAB.

Na nota enviada anteriormente, o órgão afirmou que o GDF "deve à população ações efetivas de curto prazo e planejamento de longo prazo" para combater a crescente violência no DF nos últimos dias.


No texto, o presidente da seccional do DF, Ibaneis Rocha, criticou a operação tartaruga da Polícia Militar, que teve início em outubro para cobrar reajuste salarial, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios a PMs em atividade e policiais reformados. Para Rocha, "é inadmissível que se busque reposição salarial à custa de vidas humanas."

O presidente da entidade também disse que a sensação de insegurança está materializada para "qualquer cidadão que vive o cotidiano" do DF. Em seguida, a nota afirma que o cenário pede "emergencialmente que se tenha uma nova visão do policiamento e da segurança pública" no DF.

Em outro trecho, a OAB diz que "é hora de a sociedade cobrar as autoridades" e afirma que no DF é possível ver situações de "extrema pobreza ao lado dos prédios que representam os três poderes."

Cúpula de segurança

Nesta sexta (31), o governador Agnelo Queiroz convocou a cúpula da segurança pública para discutir ações para conter a criminalidade na capital federal. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança, Sandro Avelar, do comandante da Polícia Militar, Anderson Moura, e dos comandantes de todos os batalhões da PM.


A reunião é a segunda em menos de dez horas. Na noite desta quinta-feira, o governador se reuniu com Avelar no Palácio do Buriti, sede do governo do DF, para discutir estratégias de combate à violência. Em janeiro, o número de homicídios no Distrito Federal teve um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Até o início da manhã desta quinta (30), o número de homicídios no Distrito Federal já era 38,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a secretaria de Segurança Pública, 68 homicídios haviam sido registrados no DF entre o dia 1º e a manhã de quinta-feira (30), 19 a mais que nos 31 dias do mesmo mês de 2013.
 

Nenhum comentário: