domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bem avaliado, governador do Amazonas evita definição do sucessor

Sucessões estaduais: Maior eleitor fica mudo


Daniel Cardozo
daniel.cardozo@jornaldebrasilia.com.br


O governador com melhor avaliação em todo o País, Omar Aziz (PSD) deve ser decisivo na disputa eleitoral no Amazonas. 


Quem for apoiado por ele tem boas chances de vitória e a única vaga no Senado também depende dele.

Já surgem vários candidatos, em um cenário ainda indefinido, mas alguns nomes já tomam força, como o do senador Eduardo Braga (PMDB), líder do governo Dilma.

Juntam-se ao cenário o vice-governador José Melo (Pros), os deputados federais Rebeca Garcia (PP) e Henrique Oliveira (SDD), e o vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão (PPS).

Vice, Omar Aziz assumiu o governo, com a renúncia de Eduardo Braga, candidato ao Senado. Supunha-se que devolveria o favor, apoiando Braga para sua própria sucessão.  O antecessor tinha tudo planejado, inclusive sua substituição como senador: a primeira suplente é sua mulher Sandra Backsmann Braga.

Recentemente, o senador esteve em Manaus para articular com lideranças do estado. Em uma entrevista a uma rádio, ele chegou a declarar que Aziz devia favores a ele, por isso, o apoio seria provável. A pré-candidatura foi anunciada somente no final de janeiro, mas já era esperada pelo meio político amazonense. 

Em pesquisas de consumo próprio dos partidos, Braga é apontado como um dos líderes, mas não foram divulgados, até o momento, estudos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TRE).

Revés na prefeitura

Apesar da força que vem demonstrado, o senador sofreu um revés nas eleições municipais de 2012. A candidata apoiada por ele para a prefeitura de Manaus, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), acabou derrotada por Artur Virgílio Neto (PSDB).

Também desponta desde o ano passado a tentativa de José Melo de ser o sucessor de Aziz. Entretanto, ele ainda não conseguiu convencer o governador de que é o melhor nome para a sucessão. Em meados de janeiro, o presidente do PROS, Eurípedes Júnior, declarou que Omar apoiaria Melo, o que não chegou a se concretizar até o momento. 

PP quer candidata própria

O PP, partido da deputada federal Rebecca Garcia, anunciou que o Amazonas está entre os estados em que deve ter candidatura própria. Apesar de sondada por José Melo, para ser vice na chapa, ela tem dito que a legenda não abre mão de ter um palanque próprio. 

Até mesmo o apoio do governador Omar Aziz chegou a ser cogitado, uma vez que a deputada foi secretária de governo do estado, mas as especulações não ganharam força.

Com Aécio

O deputado Henique Oliveira deve compor o palanque da candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência da República. O parlamentar saiu do PR para comandar o Solidariedade no Amazonas e se apresentou como provável candidato ao governo. Oliveira chegou a ser cassado no ano passado, por uso indevido dos meios de comunicação, mas a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas foi anulada, devolvendo o mandato ao deputado.

O trunfo do vice-governador José Melo, que ainda aguarda uma posição de Aziz, seria a força que o seu recém-criado partido conseguiu reunir no estado. O Pros do Amazonas conta com um deputado estadual (Sidney Leite), dez prefeitos e mais de 70 vereadores.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília


Nenhum comentário: