sábado, 22 de fevereiro de 2014

Polícia Militar prende militares suspeitos de insuflar operação tartaruga

O Comando da corporação começou a cumprir os mandados de prisão nesta sexta-feira


Saulo Araújo
Almiro Marcos

Publicação: Atualização: 21/02/2014 18:23 Correio Braziliense
 
O Comandando da Polícia Militar informou que a corregedoria da PM cumpre, nesta sexta-feira (21/2), 12 mandados de prisão contra militares suspeitos de insuflar os colegas a participar da operação tartaruga. Os nomes dos policiais ainda não foram divulgados, nem a quantidade de detidos. Segundo a corregedoria da PM, até o fim do dia, os 12 mandados devem ser cumpridos.

De acordo com o corregedor-geral da PM, Civaldo Florêncio da Silva, os militares foram presos por postagens em redes social e divulgação de e-mail sobre a operação tartaruga. Todos os PMs estavam em atividade e têm patentes que vão desde soldado a capitão. "As investigações continuam e novas pessoas podem ser identificadas", disse Silva.


Segundo a Corregedoria da Polícia Militar, uma ferramenta de tecnologia adquirida em dezembro do ano passado permite que as mensagens postadas na internet, no rádio, ou por torpedo sejam identificadas.

Civaldo Florêncio afirma que a PM pediu auxílio de um órgão que atua fora da corporação, possibilitando o reconhecimento dos militares. “A partir de agora, nós temos a ferramenta, e temos condição de identificar as pessoas que fizerem a postagem”, acrescentou.

Os crimes praticados são citados no Código Disciplinar Militar. Os policiais foram enquadrados por incitação à violência, recusa de obediência, publicação indevida e desrespeito à ordem superior. Inicialmente, a prisão dos militares é de 30 dias, mas pode se estender até o fim do processo, segundo Silva. As penas vão desde advertência até expulsão da corporação.

Após a operação tartaruga, realizada em outubro para reivindicar melhorias salariais para PMs e bombeiros, o governador Agnelo Queiroz assinou, na noite da última terça-feira (18/2), os decretos que estabelecem melhorias para a categoria, para os que estão na ativa e na reserva. 


O valor do auxílio-alimentação passou para R$ 850 e entrará em vigor a partir de 1° de maio. O reajuste auxílio-moradia está distribuído em três etapas anuais a partir de próximo setembro.

Apesar do acordo feito entre o comando da Polícia Militar e o GDF, a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal (Aspra-DF) não concordou com o reajuste. 


Nessa quinta-fiera (19/2), Policiais e bombeiros militares realizaram passeata na Esplanada dos Ministérios para pedir isonomia salarial com outras categorias da segurança pública.
 



Com informações da Agência Brasil.

Esta matéria tem: (15) comentários
 
Autor: ALEXSANDRO SOARES SILVA
Realmente lamentavel. Sera mesmo esse o preço a ser pago por simplesmente querer da uma vida melhor a sua familia, ainda que se ausente para cuidar da familia dos outros. Inversao total de valores.

Autor: joel Silva
Muito triste isso, pelos comentários, chamando pais de família de criminosos, percebo que, infelizmente, no Brasil se torce pelo bandido.

Autor: junior junior junior
é isso ai, tem q dar exemplo e respeitar as leis

Autor: raimundo ribeiro
Se o Código Penal Brasileiro funcionasse tão bem para prender bandidos como o Código Penal Militar funciona para prender militar o Brasil seria uma maravilha. 

Autor: Sebastião Merces
Somando tudo, em 2016 um Soldado PMDF estará recebenco cerca de R$ 9.000,00 mensais.

Autor: francisco
Espero que a punição vá além da prisão administrativa. 

Autor: Oswaldo Silva
Corregedor após encher o bolso sem esforço e não deixar o Comandante tomar banho de piscina para não afogar, faz média e prende suspeitos de insuflar os PM. Aviso que após o recurso caso não tenham prova, cabe indenização pelo estado e pelo corregedor/comandante.

Autor: edvaldo lima
Quem não estiver satisfeito que estude e passe em outro concurso, pois acho que já ganham muito pelo pouco que fazem. Liga no 190 e peça ajuda pra ver, nunca vai chegar uma viatura. Registre um BO pra ver, nunca vão investigar nada. Pergunta se a população é instruída a representar. 

Autor: Roberto E Duardo
Que venha logo primeiro de maio e primeiro de setembro...que venha mais rápido ainda cinco de outubro.

Autor: Eduardo Souza
Policiais criminosos esses que incitam essa operação. Têm o dever legal de proteger o cidadão e sabem que essa operação resulta em mortes. Cadeia pra vocês! 

Autor: Edson Rodrigues
tão prendendo os policiais e os bandidos soltos afff 

Autor: ely souza souza
o custo moradia no df é muito elevado para todos, é justo que os coronéis recebam 3.600 reais de auxílio moradia e os soldados 1.100? alguém pode me responder onde está a justiça neste caso?

Autor: Ernane Alves
Verdade! Parece que existe algum interesse políticos. 

Autor: Robson
Parabens detran e pcdf que não precisam passar por isso pra ter um salário digno!

Autor: Sun Bin
É um absurdo, prender um profissional desmotivado por que acha que ganha pouco. O correto seria expulsar e depois julgar, se for inocente, vai pro reformatório e depois volta para a instituição.

Nenhum comentário: