terça-feira, 1 de abril de 2014

Relatório sobre mudanças climáticas preocupa senadores



01/04/2014 - 11h15  Agencia Senado


Iara Guimarães Altafin

Rollemberg (na foto, observado por Raupp) lamentou desmatamento na Amazônia


Os senadores Eduardo Amorim (PSC-SE), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) manifestaram nesta terça-feira (1º) preocupação com os impactos das mudanças climáticas, revelados em relatório divulgado nesta semana pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês).

Conforme ressaltou Eduardo Amorim, as previsões dos cientistas indicam que as secas serão ainda mais severas.


– A segurança alimentar é uma das grandes preocupações listadas nesse relatório, que aponta redução de queda na produção de trigo, arroz, milho e outros grãos – disse o senador por Sergipe.


Para Valdir Raupp, os desequilíbrios do clima já são visíveis.


– O norte do Brasil vive a maior enchente de sua história. Não há registro de que os rios da Amazônia tenham tido tanta água. Pelo Rio Madeira, há quatro, cinco semanas, passam 55 milhões de metros cúbicos de água por segundo, fazendo com que o nível seja o maior da história: quase 20 metros – disse Raupp.


O senador por Rondônia observou que o Brasil tem uma matriz energética limpa e mantém extensas áreas florestadas, o que contribui para reduzir o aquecimento do planeta.


Já Rollemberg se disse preocupado com o aumento do desmatamento na Amazônia no último ano.


– Este é um dado lamentável, pois estamos perdendo parte da nossa biodiversidade e contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa, o que piora os problemas climáticos – disse.


No entanto, Raupp observou que pode estar havendo aumento do desmatamento na Amazônia de um ano para outro, mas nas últimas duas décadas, disse, a redução das áreas abertas foi significativa.


– Os aeroportos, no passado, tinham que ser fechados devido à fumaça das queimadas, hoje não tem mais isso. São pontuais, algumas derrubadas e queimadas clandestinas – disse, ao reafirmar sua posição pelo desmatamento zero.


Ao lamentar a pouca iniciativa dos governos para frear o aquecimento global, Rollemberg afirmou que o relatório do IPCC revela uma “tragédia anunciada” em função das mudanças climáticas

Nenhum comentário: