terça-feira, 1 de abril de 2014

Esses caras estão em todas! MTST faz manifestação contra os 50 anos do golpe militar na Paulista


  01/04/2014 20h37


'Ditadura Nunca Mais' foi o tema do ato desta terça-feira (1º).
Manifestantes protestaram contra violência policial e projetos antiterrorismo.

Do G1 São Paulo
29 comentários
Integrantes do MTST realizaram ato contra a ditadura militar na Paulista nesta terça-feira (Foto: Lívia Machado/G1)Integrantes do MTST realizaram ato contra a ditadura militar na Paulista nesta terça-feira 
 
 
Um grupo de manifestantes dos movimentos dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Sem Terra e Passe Livre, realizou nesta terça-feira (1º) – data em que o golpe militar de 64 completa 50 anos – na Avenida Paulista manifestação contra a violência policial e projetos antiterrorismo que tramitam no Congresso Nacional.


"Ditadura Nunca Mais" foi o tema do ato, cuja concentração ocorreu na Praça Oswaldo Cruz, na região do Paraíso. Na estimativa da Polícia Militar, ao menos 1.000 pessoas participaram do evento.


Durante o protesto, manifestantes carregaram caixões e fotos com os nomes de mortos à época da ditadura militar, e de diversas vítimas da violência policial nas periferias do Brasil. "Estamos aqui para lembrar dos que foram calados, torturados e mortos. Não esqueceremos dos mortos de ontem e pediremos justiça para os mortos de hoje, que são assassinados nas periferias do país", gritaram os manifestantes em jogral no inicio do protesto.


Em seguida, o grupo saiu em caminhada pela Paulista no sentido da Consolação. A via ficou bloqueada para o trânsito. Na altura da Rua Frei Caneca, em novo jogral, eles cobraram uma resposta do Ministério Público e pediram o fim da Polícia Militar.


No MPF, representantes das três liderenaças – MTST, MPL e MST – protocolaram um documento que pede a desmilitarização da PM, o fim do uso de armas letais em protestos, o fim da prisão para averiguação, e cobra o uso obrigatório de identificação das forças policiais em manifestações.


Depois, seguiram para o prédio onde fica o escritório da Presidência da República em São Paulo, na esquina da Rua Augusta com Paulista, onde também entregaram documento com as reivindicações. Neste ponto, os manifestantes bloquearam a Paulista nos dois sentidos. O ato foi encerrado às 17h40. Minutos depois, a Paulista foi totalmente liberada para o trânsito.


Ato contra os 50 anos do golpe foi encerrado em frente ao prédio onde fica o escritório da Presidência da República em São Paulo, na esquina com a Rua Augusta (Foto: Lívia Machado/G1) 
 
Ato contra os 50 anos do golpe foi encerrado em frente ao prédio onde fica o escritório da Presidência da República em São Paulo, na esquina com a Rua Augusta (Foto: Lívia Machado/G1)
 

Nenhum comentário: