quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Vexame: Rollemberg virou servidor em ‘trem da alegria’, sem concurso

BLOG do SOMBRA

Rodrigo Rollemberg: pela janela


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), foi o responsável pelo momento mais relevante de mais um debate, nesta terça-feira, entre candidatos ao governo, revelando que o adversário Rodrigo Rollemberg (PSB) ingressou no Senado pela “janela”, sem a prestação do devido serviço público, quando tinha vinte anos de idade. O debate foi promovido pelo jornal Correio Braziliense e a Rede TV.
 
Rollemberg afirmou, em sua defesa, que na época a Constituição não exigia concurso pra ingresso no serviço público, mas isso não é verdade. Além da Constituição, o decreto-lei 200/67, Artigo 102, vedava nomeação sem habilitação em concurso. Ele foi um dos beneficiados por um “trem da alegria” secreto promovido há 29 anos pelo então presidente do Senado, Moacyr Dalla (PDS-ES). Na época, 1985, ele efetivou 1.554 mil funcionários comissionados, inclusive estagiários...
 
O “trem da alegria” no qual Rollemberg embarcou acabou beneficiando, além de jornalistas, filhos de políticos, entre os quais Roseana Sarney, atual governadora do Maranhão. O ato secreto que efetivou os servidores, assinado em janeiro de 1985, não foi divulgado oficialmente. Um ano depois, com a publicação de almanaque de funcionários do Senado, descobriu-se o “trem da alegria”.
 
Agnelo Queiroz, que é funcionário público e médico, afirmou que mais ou menos na mesma ocasião ele também ingressou no serviço mediante concurso, porque era isso que determinava a Constituição.


Fonte: Coluna do CLAUDIO HUMBERTO - 04/09/2014 - - 09:04:10

Nenhum comentário: