quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Brasil do PT manda condenados do mensalão para casa!

OUTRO MENSALEIRO PEDE AO STF PARA CUMPRIR PENA EM CASA
DIÁRIO DO PODER

MENSALEIRO VALDEMAR COSTA NETO TAMBÉM QUER CUMPRIR SUA PENA EM CASA
Publicado: 23 de outubro de 2014 às 13:33 - Atualizado às 14:53
o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP)
Ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) alega que já cumpriu 1/6 da pena do mensalão e pede para ir para casa
O ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, protocolou nesta quarta-feira, 22, no Supremo Tribunal Federal (STF), pedido para passar a cumprir a pena de 7 anos e 10 meses de prisão do mensalão do PT em casa. Segundo a defesa do mensaleiro, Costa Neto já cumpriu um sexto da pena porque, em regime semiaberto, trabalha durante o dia e estuda na cadeia, o que recalcula os dias de prisão.
Outro mensaleiro ilustre, o ex-tesouriero do PT Delúbio Soares, já beneficiado com a prisão domiciliar, afirmou certa vez que o escândalo de corrupção do mensalão acabaria virando “piada de salão”. A afirmação foi premonitória. O Código de Processo Penal dá ao preso com bom comportamento o direito de pedir progressão de regime após cumprir um sexto da pena, independentemente da gravidade do crime. O mensaleiro Costa Neto foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e está preso desde dezembro do ano passado.
Quatro condenados do processo do mensalão do PT já obtiveram autorização para ficar em prisão domiciliar: o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o ex-deputado Bispo Rodrigues e o ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu na última segunda, 20, o benefício e aguarda decisão do Supremo.
Em regra, no regime domiciliar, o preso deve ficar em casa entre 21h e 5h, podendo sair durante o dia para trabalhar. No entanto, o horário pode ser flexibilizado em acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais. No fim de semana, o preso deve permanecer na residência, em período integral.
A decisão sobre o pedido do ex-deputado Valdemar Costa Neto será tomada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do mensalão.

Nenhum comentário: