domingo, 2 de novembro de 2014

Mesmo após chuva de sabado nivel da Cantareira continua caindo.

02/11/2014 09h55 - Atualizado em 02/11/2014 14h03


Chuva deixou SP em estado de atenção para alagamentos em cinco bairros.


Nível passou de 12,2 % para 12,1%.


Do G1 São Paulo
Sistema Cantareira opera com 12,1% da capacidade (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)Sistema Cantareira opera com 12,1% da capacidade
Arte Cantareira (Foto: Arte G1)
O nível do Sistema Cantareira caiu de 12,2% para 12,1% apesar da  chuva de 19,1 mm registrada entre a tarde de sábado (1º) e a madrugada deste domingo (2). De sexta-feira (31) para sábado, o reservatório caiu 0,2 pontos percentuais.
O Sistama Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, também registrou um recuo de 0,4 pontos percentuais, passando de 39,2% para 38,8%.

De sábado para domingo, os sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também registraram queda. O sistema Rio Claro teve a maior redução: foi de 43% para 42,2%. No Alto Cotia, o nível caiu de 30,2% para 30%, No Rio Grande, ele passou de 68,8 para 68,5.


Chuva
No fim da tarde deste sábado, cinco bairros da Zona Sul de São Paulo chegaram a entrar em estado de atenção para alagamentos. No Jabaquara, Ipiranga, Vila Mariana, Cidade Ademar e Santo Amaro houve registro de chuvas de moderada a forte intensidade.
Durante 30 minutos, entre as 18h50 e 19h20, os bairros ficaram em estado de atenção para possíveis alagamentos. O córrego do Ipiranga, na altura da Rua General Chagas Santos, teve uma rápida elevação, mas não chegou a transbordar.

Os municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos foram outros a registrar chuva. Imagens de radar do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) também mostravam precipitação fraca nas zonas Norte, Leste e no Centro da cidade.


A região de Itaquera, apesar de não ter entrado em estado de atenção, foi onde mais choveu. No bairro, o índice pluviométrico acumulado alcançou 57,8mm.

Fortes rajadas de vento acompanharam a chegada das nuvens carregadas. No começo desta noite, houve registro de ventos que ultrapassaram os 55 km/h, na região do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Já no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, e no Campo de Marte, na Zona Norte, a ventania chegou a atingir 46,3 km/h.

De acordo com os meteorologistas do CGE, a noite deste sábado deve seguir com muitas nuvens e garoa, principalmente na Zona Leste e na região metropolitana mais próxima.



Novo bônus para quem economizar
A ampliação da faixa de bônus para quem economizar água em São Paulo começou a valer neste sábado (1°).

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passa a conceder o desconto na conta de água também para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%.



De fevereiro até então, apenas os clientes que economizavam 20% ou mais recebiam um desconto de 30% na conta de água. A decisão, aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento e energia do Estado de São Paulo (Arsesp), vale para as cidades das regiões metropolitanas da capital, Bragança Paulista e Campinas, que já eram beneficiadas com o desconto (veja lista e as novas regras).

Nenhum comentário: