sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PSDB nega ter participado de acordo para CPI não convocar políticos


Petrolão
PSDB nega ter participado de ‘acordão’ da CPI

Publicado: 7 de novembro de 2014 às 12:21

Nota do PSDB, assinada pelo senador Aécio Neves, nega  que o partido tenha participado de acordo para CPI não convocar políticos
Nota do PSDB, assinada pelo senador Aécio Neves, nega que o partido tenha participado de acordo para CPI não convocar políticos


O PSDB divulgou na quinta-feira (6) nota oficial, assinada pelo senador Aécio Neves (MG), negando ter participado de qualquer tratativa para evitar investigações da CPI Mista da Petrobras.


No documento, Aécio, que é presidente do partido, diz que o PSDB lutou pela instalação da CPI Mista e agora tem de “ir a fundo na apuração do chamado ‘petrolão’ e na responsabilização de todos que cometeram eventuais crimes, independentemente da filiação partidária”.


A nota é uma resposta à decisão tomada na comissão de inquérito de não convocar por enquanto agentes políticos para prestar depoimento. Na última quarta-feira (5), o relator da comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que os líderes partidários chegaram a um acordo em virtude do tempo curto de trabalho e ”da falta de densidade das denúncias”, visto que os parlamentares ainda não tiveram acesso à delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa:

- Por conta do prazo exíguo, tivemos um acordo aceito por todos de que não trataríamos, neste momento, de convocações de ninguém da política, o que inclui tesoureiros de partidos, dirigentes e parlamentares. Não teríamos prazo hábil para fazer as convocações e ouvir a todos, então fizemos essa opção política – justificou.

Segundo ele, o caminho escolhido foi dar prioridade a todos aqueles que têm relação direta com o objeto de investigação da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

– São pessoas com algum tipo de relação com Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Foi uma opção política – explicou.

No mesmo dia em que a CPI decidiu pela não convocação, o senador Aécio Neves discursou em Plenário defendendo o o aprofundamento das investigações e a punição dos envolvidos no caso.
Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef são acusados de operarem esquema bilionário de desvio de dinheiro público na Petrobras. Os dois fizeram acordo de delação premiada e colaboram com a Justiça na tentativa de reduzir suas penas.

A CPI Mista volta a se reunir na próxima terça-feira (11) para ouvir o gerente de Contratos da Petrobras, Edmar Diniz Figueiredo. Os parlamentares devem analisar também mais requerimentos pendentes de votação.

Veja a íntegra da nota do PSDB:

“O PSDB não pactua com qualquer tipo de acordo que impeça o avanço das investigações da CPMI da Petrobras.

Lutamos pela instalação da CPMI. Temos de ir a fundo na apuração do chamado ‘petrolão’ e na responsabilização de todos que cometeram eventuais crimes, independentemente da filiação partidária.

Essa é a posição inarredável do PSDB.

Brasília, 6 de novembro de 2014
Senador Aécio Neves
Presidente Nacional do PSDB”

Nenhum comentário: