quarta-feira, 13 de maio de 2015

A guerra entre os dois sexos parece que foi declarada.Comparando músicas e vídeo agressivos tanto dos machistas quanto das feministas.

1. VIRA VIRA de Mamonas Assassinas (exemplo de agressividade/desprezo de homem contra mulher)


 Falar sobre o sexismo, machismo, misoginia ou qualquer outra espécie de preconceito apenas sob termos ”complicados”, e conceitos difíceis nem sempre é tão efetivo, então vamos para os exemplos, para a realidade da nossa cultura e cotidiano;


Há algum tempo eu havia percebido que tinha algo de ”duvidoso” e questionável nessa letra, todavia, eu precisava lê-la para ter certeza antes de afirmar qualquer coisa, então baseada nessa em dados do IPEA (corrigidos), e cultura de estupro, eu vos apresento a letra


VIRA VIRA de Mamonas Assassinas para que percebamos o ”imperceptível’?


Fui convidado pra uma tal de suruba

Não pude ir, Maria foi no meu lugar


Depois de uma semana ela voltou pra casa


Toda arregaçada, não podia nem sentar ( alguma espécie de ironia com um sofrimento de natureza sexual?)


Quando vi aquilo fiquei assustado

Maria chorando começou a me explicar


Daí então eu fiquei aliviado


E dei graças a Deus porque ela foi no meu lugar


Nota: É implícito (?) que a sua companheira passou por assédio sexual, ou estupro coletivo, e ainda por cima após o choro, afirma com gracejos que está feliz por ter sido com ela e não com ele. Que bom, que a Maria tava fodida e ele não, né?!

Será que leremos argumentos que por ela estar em uma orgia deveria estar ciente que isso aconteceria? Será que homens são naturalmente estupradores no qual devemos nos proteger à todo instante?

Me parece previsível com a pesquisa IPEA.

Talvez, o estupro se tornasse ”menos grave”?

Maria claramente passou por um trauma grave.

Oh, Manoel olha acá como eu estou (eu percebi xenofobia quanto à ser português e ser automaticamente burro)

Tu não imaginas como eu estou sofrendo (??? me parece um dado interessantíssimo e relevante)
Uma teta minha um negão arrancou (racismo por incitar estereótipos de agressores sexuais?)
 

E a outra que sobrou está doendo

Oh, Maria vê se larga de frescura ( quando eu digo que machistas não são cuspidos da terra, mas são criações culturais milenares…)

Que eu te levo no hospital pela manhã


Tu ficaste tão bonita monoteta


Mais vale um na mão do que dois no sutiã


Nota: A mulher diz claramente estar sofrendo pelo abuso violento no qual passara com diversos homens, e o tal age de maneira apática e sarcástica como se fosse digno de piada ou displicência.


A violência física contra a mulher também tornou-se a própria conveniência dele pois, a vítima está mais ”bonita” e ” mais vale um na mão..”

Oh Maria essa suruba me excita (isso deveria excitá-la se a tal sofreu um estupro coletivo?)
Arrebita, arrebita, arrebita


Então vai fazer amor com uma cabrita (piada com estupro de animais)


Arrebita, arrebita, arrebita


Mas Maria isto é bom que te exercita


Nota: O corpo da mulher tornou-se um recipiente da agressividade misógina de outros homens, enquanto seu companheiro interpreta sua dor, e trauma como frescura, e que ainda diz ”ser para seu bem”, porque a ”exercita”?

Exercita para que? Para abusos sistemáticos dele? Acostumar-se aos abusos no metrô, ou à acostumar-se com cantadas nas ruas, ou assédio de familiares e conhecidos?

Não estou tentando terminar com a ”música de festas”, mas é inegável que essa música é sim, uma incitação à violência sexual com caráter discursivo apático, irônico e quase de legitimidade.

Como eu sempre falo, muitas vezes o preconceito, e a misoginia, o racismo, são ingredientes ”invisíveis” na nossa cultura e não raro motivado pelo inconsciente, o imaginário imperceptível de todos, que pode não ser intencional, doloso, mas que são responsáveis pela sua manutenção.

Quando você tem mais compromisso com os direitos humanos, com o conhecimento, e a busca do bem estar social é necessário desconstruir ídolos e personalidades intactas em seu ”altar” de fãs para então nos tornarmos conscientes de nossas estruturas, de motivações sócio culturais, disseminação e naturalização da violência.

2.Pagu Funk: Vou cortar a pica dele (exemplo de agressividade/desprezo de mulher contra homem)



Nenhum comentário: