segunda-feira, 19 de outubro de 2015

DILMA AINDA GOVERNA? QUEM MANDA NO GOVERNO?


Estocolmo - Suécia, 18/10/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante coletiva de imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Estocolmo - Suécia, 18/10/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante coletiva de imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 
Hoje, 19 de outubro,  o Brasil vai ficar sabendo, de fato, se Dilma Rousseff ainda é a Presidente do Brasil ou se foi afastada das suas funções pelo grupo dirigente do PT, liderado por Luis Inácio Lula da Silva. A viagem da Presidente para a Europa, sem uma agenda significante,  criou uma enorme expectativa nos meios políticos sobre seu real papel à frente do governo até 2018, se é que vai chegar até lá.

O PT, por seu Presidente Rui Falcão “demitiu”, no final de semana,  o Ministro da Fazenda Joaquim Levy. Em manifestação pública, o dirigente petista deixou claro o desconforto do “politburo petista” com os rumos da economia brasileira.  Manifestou a insatisfação com as práticas econômicas adotadas por Levy e sua equipe,  em especial com o rumos ditados para o que chamou de “agenda social”. Falcão e parte do PT não aceitam a decisão de Levy em “cortar” o orçamento dos programas Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Pronatec.

A Presidente Dilma foi duríssima para com os jornalistas que a acompanham na sua inexplicável “revoada européia”  no momento de maior tensão política dos seus dois períodos de governo.  Dilma foi enfática ao dizer que não “especularia” a saída do Ministro Levy. Garantiu que ele, Levy,  continuará no comando da equipe econômica, uma vez que quem decide isso é a Presidente. O que não contaram para Dilma antes do seu embarque  é que o Brasil vive “uma gestão de emergência”. Ela tem que entender que para continuar no 4º andar do Palácio do Planalto,  terá de combinar seus movimentos com Lula, Wagner, Berzoini e Edinho Silva.

Para um observador atento, se impõe a interpretação da foto postada nos jornais do final de semana: caminha junto com a Presidente o Ministro da Defesa Aldo Rebelo.

– As FFAA estariam a seu lado?  Ele, Aldo,  representa o braço armado do Grupo de Lula?
SUECIA 02
Ver para crer! 
convite-facebook

Nenhum comentário: