quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Répteis são cada vez mais populares como pets no Brasil





Resultado de imagen para leopard geckoLeopard Gecko

Ao contrário do que se imagina, esses animais são capazes de formar vínculos de afeto com os donos. No entanto, é preciso conhecer suas peculiaridades.


Cada vez mais pessoas procuram répteis como animais de estimação. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), junto com os pequenos mamíferos, o número desses animais como pets no País é de cerca de dois milhões. Entretanto, ainda são grandes as dúvidas a respeito desses bichos
 
O veterinário e membro Grupo de Estudos Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de produtos para Animais de Estimação, parceira do IPB), Gustavo Bauer, explica que não há semelhanças com a criação de mamíferos. “O maior problema que encontramos é justamente a falta de informação, a principal causa da insuficiência de cuidados básicos. É difícil saber se um réptil, colocado em determinado local, está em sofrimento ou não, ou ainda conseguir identificar se um lagarto ou um jabuti está doente. É necessário conhecer a biologia básica e o comportamento dele para que se tome todas as providências no sentido de garantir sua felicidade e tranquilidade”.


Répteis são muito dependentes do ambiente externo. Por conta disso, são necessários alguns equipamentos como pedras aquecidas, lâmpadas específicas e um terrário que se adeque ao estilo de vida do animal em questão. “Sem dúvida é possível ter uma relação de carinho e apego com esses animais”, defende Bauer. “Só diz que répteis não gostam de carinho e companhia quem nunca teve um. Eles procuram a companhia do dono, caso haja dedicação. Aliás, temos muitos exemplos de iguanas que convivem com animais domésticos tranquilamente, jabutis que compartilham o quintal de uma casa. Claro, alguns deles tendem a fugir se houver oportunidade – assim como ocorre com cães e gatos”.


Qual réptil posso ter?


As espécies que, por lei, podem ser comercializadas como pets são as serpentes como jiboias (Boa constrictor), salamantas (Epicrates cenchria), suaçuboias (Corallus hortulanus) e piriquitamboias (Corallus caninus); os lagartos teius (Salvator merianae) e iguanas verdes (Iguana iguana); e quelônios como jabutis (Chelonoides carbonaria) e tigres d'água (Trachemys dorbigni). “É importante que esses animais sejam comprados de estabelecimentos regulamentados. Os teiús e as iguanas, apesar se serem legais, já não são mais encontrados no Brasil, pois sua venda foi proibida no estado de São Paulo , único lugar onde estavam localizados os criadouros”, explica o especialista.


Instituto Pet Brasil


O Instituto Pet Brasil tem a missão de promover e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, pois seus integrantes entendem que essa interação é benéfica para a sociedade.


Por meio de projetos de fomento ao conhecimento, empreendedorismo, sustentabilidade e inovação, o Instituto estimula a convivência harmoniosa e sustentável entre os principais atores do setor pet: a indústria, a rede de comercialização, os criadouros, o governo e as entidades do terceiro setor, no intuito de tornar o Brasil uma referência em gestão, políticas públicas inovadoras e exportação de produtos para animais de estimação.


Atendimento a imprensa: info@institutopetbrasil.com

Nenhum comentário: