sábado, 12 de dezembro de 2015

Enquanto o Brasil constrói Belos Montes ....

energia solar marrocosDa Agência Ambiente Energia - Um projeto ousado e gigantesco de captação de energia através do sol entrará em operação, em breve, no Marrocos. O país pretende usar áreas inexploradas do deserto para se tornar uma superpotência global na geração de energia solar.


As autoridades marroquinas estão finalizando um complexo de quatro enormes usinas de energia solar interligadas na cidade de Ouarzazate, que fica no norte do Marrocos, e é conhecida popularmente como “as portas do Saara”, devido a sua proximidade com o famoso deserto africano.


A partir desse mês, a primeira usina do complexo, chamada Noor 1 (Luz 1, em árabe), entrará em operação já sendo considerada a maior usina solar do mundo. Ela terá 500 mil painéis solares dispostos em forma de lua crescente, que se curvarão conforme a posição do sol.


Quando todas as quatro usinas estiverem finalizadas, o complexo terá uma área de cerca de 117 km², mesmo tamanho da cidade de Rabat, a segunda maior do Marrocos, e capacidade de gerar 580 megawatts de energia. Somente Noor 1, tem capacidade de geração de 160 megawatts.


Os painéis usados no projeto são os mais complexos e caros do que os utilizados em usinas atualmente. Uma das principais vantagens do material é a de que ele tem capacidade de continuar a produzir energia mesmo após o pôr do sol.




Nenhum comentário: