sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ES: Porto de Tubarão é interditado em Vitória


Pelotas de minério contaminaram a água; ainda não é possível calcular a dimensão dos impactos
Além do pó, pelotas de minério contaminaram a água / Reprodução/Jornal da Band Além do pó, pelotas de minério contaminaram a água Reprodução/Jornal da Band

O porto de Tubarão, em Vitória, Espírito Santo, foi interditado nesta quinta-feira (21) após uma operação da Polícia Federal que flagrou crimes ambientais. O local é administrado pela Vale, que teve sua atividade temporariamente suspensa.

A prefeitura da cidade multou a mineradora e a multinacional Arcelor Mittal, que também opera no porto, em R$ 68 milhões. Além do pó, pelotas de minério contaminaram a água. A esteira de minério e quatro guindastes que transportavam carvão foram interditados. Policiais irão fiscalizar o local diariamente.

A Vale só poderá voltar com as atividades quando adotar medidas para solucionar os problemas ou caso recorra da decisão e a justiça libere os trabalhos. Caso a empresa retire os lacres das máquinas, poderá ser multada em R$ 518 milhões.

Ainda não é possível calcular a dimensão dos impactos da natureza. Os diretores e gestores ambientais responsáveis pelo porto de Tubarão serão ouvidos e podem ser indiciados criminalmente. 

 

Nenhum comentário: