domingo, 9 de fevereiro de 2014

Em defesa dos Saruês




Por Flavia Ribeiro da Luz

Os saruês são animaizinhos peludos, muito simpáticos que vivem nas arvores do Park Way.São vitimas constantes dos cachorros, das queimadas e dos carros.Infelizmente é comum encontrar-- na via que liga as quadras 18 à 25 do Park Way-- esses bichinhos atropelados.

Na noite do dia seis de fevereiro último--meu aniversario-- meu "presente" foi encontrar uma fêmea saruê morta, esticada na via entre as quadras 20 e 22 do Park Way. Ao me aproximar, na esperança de que ela ainda não estivesse cem por cento morta, na esperança de que eu poderia levá-la a um veterinário, fazer respiração boca a boca, reanimação   artificial, qualquer coisa que pudesse salvar sua vida, descobri que ela tinha 7 filhotinhos ainda dentro da bolsa.Ainda mamando, sem perceber que a mãe tivera a cabeça esmagada por um carro.

Levei os filhotinhos para casa, mas apesar dos meus cuidados foram ficando fracos e foram morrendo aos poucos. Um a um.Pelo menos não morreram no asfalto e, sim, no quentinho de uma caixa de madeira aquecida, alimentados com leite para filhote de cachorro (o qual, pelo resultado funesto, não deve ser recomendado para filhotes de saruê).

Eu gostaria de dizer, em defesa desses bichinhos, que os saruês, não são roedores, não são parentes de ratos e, sim, marzupiais, parentes longe dos cangurus.Não trazem doenças, são limpos e extremamente carinhosos se forem criados como animais de estimação.São um  "pet" muito popular nos Estados Unidos. Vejam as fotos abaixo:


Nenhum comentário: